8 frases que os religiosos usam para tentar te calar

RageGuy

Quando se debate ateísmo na Internet por alguns anos, você percebe que a maioria dos argumentos que os religiosos tendem a usar na verdade nem chegam perto de serem argumentos. E olha que não falo das frases do tipo “Eu sinto Jesus no meu coração” ou “Porque a Bíblia diz assim”.

Falo de argumentos usados com o intuito de acabar a discussão ao invés de incentivá-la. São usados com o intuito de fazer um ateu parar de falar, mesmo que quem use não perceba.

O problema desses argumentos é que muitos deles soam razoáveis e fica difícil responder adequadamente. Irei comentar aqui sobre 8 desses argumentos e o que há de errado neles.

1. Você não tem mais o que fazer? Por que você continua falando sobre ateísmo quando [algum evento importante] está ocorrendo? Como pode achar isso importante? Por que acha que alguém devia escutar isso?

Em primeiro lugar, as pessoas conseguem pensar e falar sobre muitas coisas diferentes ao mesmo tempo. Nós podemos falar do aquecimento global e de gatinhos fofinhos. Podemos falar do Afeganistão e da história do surrealismo. E podemos falar da economia mundial e da existência ou não de Deus. Nem tudo o que devemos pensar deve ser voltado aos maiores problemas do dia. Se só falássemos de coisas terríveis, suicídio em massa seria prática comum no planeta. Precisamos de uma pequena variedade.

Mas ainda tem mais.

Os ateus acreditam que a religião é sim um problema social importante. Ateus — pelo menos a maioria — acreditam que a religião é uma das maiores fontes de problemas sociais no planeta. De educação científica e sexual nas escolas públicas a violência e caos no Oriente Médio, nós acreditamos que muito do que está errado no mundo ficaria melhor se não existisse religião.

Isto não é nem um pouco trivial. Tratar isto como trivial é só uma tentativa de nos calar.

2. Religião é baseada na fé, e não na razão. Ela existe em um universo diferente da ciência, e não é justo esperar que possam competir no mesmo nível.

Tá legal… Sabe, tem um problema sério aí.

Se você acredita em um Deus que age no nosso mundo, então ele não está em um universo diferente. Ele está no nosso universo. O universo da causa e efeito. Aquele onde vivemos.

E se você acredita que Deus criou o mundo mas não age nele… então quem se importa? Isso não é ateísmo, mas na prática dá no mesmo.

Agora olha só que interessante… Antes de sabermos muito sobre o mundo em que vivemos como sabemos agora, os professores religiosos adoravam apontar o planeta como uma prova fundamental da existência de Deus. Agora que existem explicações muito melhores para o mundo do que Deus, de repente começaram a dizer que não é justo esperar dos crentes religiosos as evidências por suas crenças!

Este argumento é só mais uma tentativa de calar os ateus, além de um espantalho para desviar a atenção do fato de que eles não têm como mostrar que suas religiões são verdadeiras.

3. Por que vocês se importam com o que as pessoas acreditam?

Por que os tucanos se importam com o que os petistas acreditam? Por que os socialistas se importam com o que os capitalistas acreditam? Por que os ativistas gays se importam com o que os ativistas homofóbicos acreditam?

Ateus se importam como que os crentes acreditam porque pessoas agem de acordo com suas crenças. Crenças tem consequências no mundo real. E isso inclui crenças religiosas.

Pedir para um ateu ignorar as crenças religiosas, mesmo diante do grande impacto que elas tem na vida de todo mundo é só uma tentativa de nos calar.

4. Religião é algo pessoal. Não vejo porque temos que falar sobre isso.

O mesmo foi dito para os homossexuais, quando o movimento gay começou a ficar evidente. Esse argumento era usado para calar os gays, da mesma maneira como agora querem calar os ateus.

Os religiosos vivem desfilando suas crenças em públicos por milênios. É o cúmulo da hipocrisia pedir para nós ateus, justo agora que estamos ganhando visibilidade, para mantermos nossas opiniões em privado. É só mais uma maneira de tentar nos calar.

5. Ateus se sentem tão superiores. Agem como se fossem muito mais espertos do que os crentes, e pensam que estão certos sobre tudo.

É verdade… Não como certas pessoas que aparecem por aqui…

Quando a questão é se Deus existe mesmo ou não… sim, os ateus pensam que estão certos. Não achamos que podemos provar com 100% de certeza — pois é muito difícil provar algo quando o ônus da prova não é nosso — mas achamos que temos evidências e lógica a dar com pá em nosso favor, e achamos que conseguimos provar muito bem o nosso ponto.

E provar o nosso ponto não é o mesmo que nos acharmos superiores.

Há uma grande diferença entre se achar melhor que as pessoas que discordam de você e achar que você está correto em uma opinião em particular e que a outra pessoa esteja errada. Achar que está certo e tentar convencê-las de que está certo não é arrogância. É o mercado de idéias.

Quer saber? Se eu não estou certo, então prove que estou errado. Vou te contar um segredo que nem é tão segredo assim: Toda vez que eu vejo um argumento para religião, mesmo que por um microssegundo, me pergunto se está correto. “Pode este ser o argumento que vai me convencer?” Nunca é — na verdade, esses microssegundos estão ficando cada vez menores, já que cheguei a ler mais de oito mil argumentos para a existência de Deus. Todos eles são uma porcaria, mas eu sempre me pergunto. Estou aberto a possibilidade de estar errado. Só não acho que estou.

Agora pergunte você se um religioso está aberto a possibilidade de estar errado.

Ao acusar nós ateus de nos sentirmos superiores por falar e provar nosso ponto, só estão tentando nos impedir de falar e provar nosso ponto. É só uma tentativa de nos calar.

6. Ateus são tão chorões!

Sim, somos chorões por falarmos abertamente sobre nossas opiniões e experiências. Somos chorões por falarmos sobre os danos e as opressões terríveis que os religiosos infligem uns aos outros, e por milhares de anos. E somos chorões por falar quando somos discriminados ou quando uma pessoa espalha intolerância e mentira sobre a gente.

Preciso mesmo explicar por que esse argumento tenta nos calar?

7. Estou tão cansado de escutar sobre ateísmo. Não podem dar um tempo pra gente?

Sabe, não é como se estivéssemos na sua porta às 3 horas da manhã com megafones. Você pode ler outros sites, mudar a estação do seu rádio ou TV, virar a página do seu jornal ou revista ou navegar em outra sessão da livraria.

E quer saber? Estou cheio de ouvir sobre religião. Eu sempre fui forçado a ouvir sobre ela desde que me lembro por gente. Isso nunca impediu os religiosos de continuarem a falar sobre isso. E não deveria. Pessoas deveriam falar sobre as coisas que lhe importam. Se os crentes podem, por que não os ateus?

Este é um dos argumentos para calar os ateus em sua forma mais pura.

E finalmente, o argumento mais frustrante de todos:

8. Não podemos nos dar bem? Não podemos concordar em discordar? Nenhum de nós podemos provar nosso lado com 100% de certeza, então não há sentido em termos esta discussão. Não podemos viver e deixar viver?

Este é difícil, já que faz o crente parecer ser razoável, tolerante e legal, e o ateísta como um idiota grosseiro. Digo… o que é que um ateu deveria responder? “Não, não podemos apenas concordar em discordar”? “Não, não podemos viver e deixar viver”? “Não, não vamos deixar quieto — vamos continuar brigando toda vez que tivermos chance”?

Mas há dois problemas enormes com este argumento “calativo” tão doce, gentil e até bem intencionado.

O primeiro e mais óbvio dos problemas é: Não estão nos deixando quietos. Não estão nos deixando viver nossas próprias vidas. Religiosos estão por toda parte e tratando ateus feito lixo. E estão tratando outros religiosos feito lixo. Se você, religioso que nos lê, pessoalmente não faz isso, então parabéns… mas isso é motivo suficiente para nós pararmos de falar sobre a intolerância que ocorre contra nós? Acha mesmo que um religioso fundamentalista vai de repente ficar bonzinho e bacana se somente os ateus recuassem?

Se apenas as religiões no mundo fossem tolerantes, ecumênicas e compreensivas sobre a noção de existir pessoas com crenças diferentes serem pessoas boas também, acho que a maioria dos ateus não se importariam muito com elas. Mas este não é o mundo em que vivemos. Sob o risco de soar como uma criança da 3ª série, foram vocês que começaram.

Segundo — mais sutil, mas não menos importante:

A idéia de que é ruim criticar ou questionar a religião é, na visão ateísta, uma das defesas mais perniciosas que a religião já montou contra a crítica legítima.

Novamente, ateus vêem a religião como apenas outra hipótese de como o mundo funciona e porque ele é do jeito que é. Não vemos motivos para não questionarmos sobre ela. Em uma sociedade livre como a nossa, nós questionamos sobre teorias científicas, opiniões políticas, políticas públicas, etc. Nos questionamos até sobre restaurantes, crias de cachorros e participantes de reality shows! Por que que com religião seria diferente? Por que devemos tomar cuidado com questionamentos contra religião? Por que devemos polidamente ficar quietos por causa dela?

Por séculos, pessoas só podiam ver as coisas de uma forma: a forma de Deus. (Ou a de vários deuses, mas você me entendeu.) Por séculos, religião foi o único brinquedo na cidade. E agora que outra opção aparece na mesa, agora que questionamentos sérios sobre sua utilidade e plausibilidade aparecem, você quer que as pessoas deixem de discutir e apenas deixem as outras acreditarem no que acreditam?

Então acho que minha resposta a este argumento seria “Não podemos ter uma conversa? Não podemos falar sobre religião como se fosse uma outra opinião política, moral, filosófica ou hipótese sobre como o mundo funciona? Religião faz parte da vida de tantas pessoas, não podemos conversar sobre como esse sistema é plausível?”

Se você não quer participar de tal conversa, tudo bem. Mas por que está tentando impedir as outras pessoas de tê-la?

Baseado no texto Atheism and the “Shut Up, That’s Why” Arguments de Greta Christina’s Blog.

241 ideias sobre “8 frases que os religiosos usam para tentar te calar

  1. roberto

    Acho que nossa ideologia ganha força com o passar do tempo e vemos que outras pessoas estão com a mente aberta para esse assunto. Salvo alguns crentes que não dão tempo e fica lançando suas asneiras aos ventos.
    O fato é que não podemos deixar o ateismo se tornar uma religião (como alguns estão fazendo), devemos debater nossas ideias sem deixar que isso se torne, uma discussão violenta, pois estariamos nos rebaixando ao nivel dos teístas.
    Sempre entrava em conflito sadio com minha mãe, que defende suas ideias teistas com unhas e dentes e diz que ela está certa, hoje já não discuto e deixo ela falar sobre os milagre na vida dela (não tão milagrosos assim) e fico triste pois sei que está sendo enganada.
    Não crer em nada já é uma grande vitória, estamos livres de frequentar reunioes chatas aos domingos rs.
    Como se diz por ai “Prefiro uma verdade que me doa do que uma mentira que me iluda”
    paz a todos independente de tudo

    Responder
    1. Alenônimo Autor do post

      Acho que nossa ideologia ganha força com o passar do tempo e vemos que outras pessoas estão com a mente aberta para esse assunto. Salvo alguns crentes que não dão tempo e fica lançando suas asneiras aos ventos.

      Eh? Salvo…? As frases não conectam.

      O fato é que não podemos deixar o ateismo se tornar uma religião (como alguns estão fazendo), devemos debater nossas ideias sem deixar que isso se torne, uma discussão violenta, pois estariamos nos rebaixando ao nivel dos teístas.

      Poderia citar algum exemplo de “religialização” do ateísmo? Por que baixar o nível não tem nada a ver com tornar algo religioso.

      Sempre entrava em conflito sadio com minha mãe, que defende suas ideias teistas com unhas e dentes e diz que ela está certa, hoje já não discuto e deixo ela falar sobre os milagre na vida dela (não tão milagrosos assim) e fico triste pois sei que está sendo enganada.

      Não vai mais tentar “salvar” sua mãe? Que desnaturado!

      Pelo menos diga a ela os motivos do porquê não acreditar em Deus. Deixe ela por dentro do pensamento ateísta. Plante a semente da dúvida.

      Não crer em nada já é uma grande vitória, estamos livres de frequentar reunioes chatas aos domingos rs.

      Quando eu era religioso eu não frequentava as reuniões de domingo. Acredito que ser ateu é meramente estar mais perto de enxergar a verdade, e que ela não depende nada se eu durmo ou não no domingo de manhã.

      Como se diz por ai “Prefiro uma verdade que me doa do que uma mentira que me iluda”
      paz a todos independente de tudo

      A frase é “Me magoe com a pior verdade, mas não me iluda com a melhor mentira”, mas dá no mesmo. Eu também não sei quem é o autor da frase.

      Responder
      1. Uma Teísta

        Goataria de saber se vcs são contra Deus ou sobre as religiões???Pq vejo q a discussão aqui é sempre sobre religiões.Gostaria desaber tb sevcs todos que estão aqui são pessoas: honestas, se possuem uma família(a qual ama), se conseguem seu dinheiro através do trabalho e tds estudam??Pq se a resposta for sim para todas as minhas perguntas deveriam questionar melhor o ateísmo de vcs.Se td acabar no momento da morte, pq ser honesto, pq fazer o bem, pq trabalhar(se pode roubar, dos idiotas teístas) se ninguém deve temer nada, já q não há mais nada depois da vida.Questionem-se, mas não algo escrito, ou dito a vcs.Questionem suas próprias atitudes e seus instintos de fazer as coisas certas, de onde será q vem esse instinto.Perguntem-se bem escondidinho num cantinho a vcs mesmos pq será q tds nós procuramos fazer o bem e se não fazemos(se formos pessoas corretas) nos sentimos estranhos, como se algo estivesse errado?

        Responder
        1. vanderlei

          Mais um idiota que acha ética e moralidade é fruto de um Deus que vai julgar após a morte.

          Um teista, esta história que Deus não exista é mentira deste site é satanás agindo contra o povo Deus todo poderoso, você sabe muito bem como satanás agem, né?

          Espere ter te convencido, já pensou você virando ateu?

          Responder
          1. Uma teísta

            Acho q estou levando mais a sério este site do a maioria de vcs.Não vim aqui pra ser ofendida ou coisa e tal, vim aqui para aprender e saber um pouco dos seus argumentos, já que sou curiosa e uma estudiosa na minha doutrina.Sinto ao ver que pessoas como vc, sem argumento para nada e que a primeira coisa que sabem fazer, ao invés de expor suas idéias de forma clara e tranquila, é ofender e ter um comportamento arrogante.Isso sim é ser idiota.Pessoas como vc traduzem perfeitamente e literalmete o que é: “Não ter Deus no coração”.
            Não estou aqui para converter nem convencer ninguém do que eu acho como certo, já que minha doutrina não é a favor disso.Estou aqui apenas para aprender a argumentar.Já que não podemos ficar apenas no nosso mundinho achando q todo o resto está errado.Pra criticar temos que conhecer e foi o que vim fazer aqui, aprender.

          2. Mister B

            Nós já estivemos do outro lado. Já, digamos, experimentamos o teísmo, muitos o agnosticimo. Outros passaram até pela tua religião.

            Não nos julgue. Temos que aguentar diariamente teístas falando mal daqueles que não tem crença. Temos que ouvir de muitos teístas que moral tem a ver com religião. Que a vida não tem sentido por não crermos. Que somos pessoas infelizes.

            E aí você vem esperando parcimonia? Seria de bom grado se olhasse pelo site o tipo de comentários que teístas como você fazem. Aliás, olhe o seu próprio comentário. Você fala de argumento, mas usa um completamente furado, achando que as pessoas precisam de Deus para ser feliz.

            Escute, se não gostou do teor da conversa, pare para pensar que é exatamente assim que nos sentimos quando conversamos com a maioria dos teístas, que nos olham como aberrações.

          3. Mister B

            Você, além de tudo, não percebe o quanto suas palavras são ofensivas quando acha que por termos empregos, famílias, estudo, devemos isso a um deus.

            Eu tenho uma família porque um dia tive coragem de mudar de cidade para ficar com aquela que seria minha esposa. Minha filha está aqui, brincando ao meu lado enquanto trabalho, porque ajudei minha esposa durante um trabalho de parto de 16 horas. Temos uma condição boa de vida porque nós dois trabalhamos enquanto tentamos criar nossa pequena. Somos os dois ateus e nossa filha é um amor de criança. É ofensivo você vir falar que deveríamos questionar nosso ateísmo, porque você simplesmente quer tirar nossos méritos. Quer colocar um ser imaginário para justificar as suas dúvidas e simplesmente não consegue entender porque alguém não acredita no que você acredita.

          4. Uma teísta

            Não disse em nenhum momento q vcs devem suas vidas felizes a um Deus, de maneira nenhuma.Vc deve e sempre deverá isso a vc mesmo.Minha doutrina prega q toda causa tem um efeito e se vc for uma pessoa q pratica o bem e sabe amar, não precsia dizer q acredita em nada, já está fazendo sem acreditar e é, muito provavelmente, muito melhor do que eu q preciso acreditar para fazer o bem.Já me sinto bem com sua resposta e acredito piamente q sua filha e sua esposa vão se se encontrar com vc um dia, mesmo depois q vc desencarnar, esses laços nunca se acabam e vc mesmo deve sentir isso durante sua convivência com elas.Também estou longe da minha família, só estou eu e meu marido numa cidade longe para progredirmos financeiramente, mas até isto não é por acaso, pq hj dou mt mais valor a minha família do q antes e são nestes acontecimento, q vemos q não são por acaso q baseio minha fé.Fé é algo q não se explica, se sente.E me perdoe por eu ter t ofendido, não era minha intenção.

        2. Mister B

          E por fim, se não nos sentimos bem por fazer algo “errado” é porque isso vai contra nosso conceito do que é certo ou errado, que é formado por diversos fatores, incluindo a religião, mas não exclusivamente. Temos o senso de sobrevivência, o viver em sociedade, as leis, o Estado, os valores aprendidos e apreendidos durante nossa vida. Quando fazemos algo que não nos faz sentir bem, estamos tendo algo chamado EMPATIA, que sinceramente, não consigo ver na maioria dos teístas.

          Você nem se deu ao trabalho de ler os textos do site, os comentários, o forum e ficou toda ofendida porque algumas pessoas deram algumas respostas atravessadas. Não consegue ver que a sua não crença em, por exemplo, Thor ou Isis é exatamente igual a nossa, com a diferença que nós também não acreditamos no seu deus. Acho que isso te ajudaria a ver como pensa um ateu. Questione-se sobre porque você não acredita em Mitra e talvez entenda porque não acreditamos em nenhum deus.

          Responder
  2. Carl Vaz

    A maioria dos ateus vive rodeada por crentes! Não sou exceção e, a minha impossibilidade de manter uma conversa amistosa com pessoas fanáticas é praticamente nula, e quando acontece à maioria das vezes elas levam para o campo pessoal, o melhor é evitar, de certa forma isto é ruim sempre traz um mal estar entre as partes. Esse artigo nos mostra como encarar conscientemente uma discussão.

    Responder
  3. Perce Polegatto

    Sobre o item 1 (Você não tem mais o que fazer? Por que você continua falando sobre ateísmo quando [algum evento importante] está ocorrendo?

    Vejo um paralelo com isso quando ouço alguém dizer que o projeto Apollo custou tantos e tantos bilhões de dólares ou que o CERN, que desenvolve o acelerador de partículas na Suíça também custou outros tantos bilhões e que esse dinheiro poderia ser distribuído pelas pessoas carentes do mundo todo. Sim, mas se fizéssemos isso, o dinheiro desapareceria em alguns dias, talvez em algmas horas. A carência voltaria ao normal e não teríamos nunca essas pesquisas.
    E, claro, são coisas diferentes, envolvem política e governos, outro tipo de verba etc.
    É preciso separar as coisas. Ou não sairemos da Idade da Pedra.

    Responder
  4. Perce Polegatto

    Sobre o item 4 ( Religião é algo pessoal. Não vejo porque temos que falar sobre isso.?

    Que bom se fosse verdade e não tivéssemos de ficar recebendo folhetnhos de crentes, santinhos e pregações. A pessoa que vem lhe dar um santinho deveria pensar assim, que religião é pessoal e pronto, não tem nada que levar suas próprias crenças aos outros. (E-mail, então, é uma desgraça, com imagens de Jesus e historinhas cada vez mais mentirosas, sempre localizadas em outro país.)
    Se religião é pessoal, por que então querem levar mais gente para suas igrejas?
    Claro que o pior não é isso. São ações danosas, desde ataques suicidas a poder econômico e político afetando leis e burlando impostos (que eu e você temos que pagar).

    Responder
  5. Rossetti

    Discutirei os mais comuns.

    Argumento 2 – Não da pra acreditar que um Deus que não faz parte do mundo material tenha criado a matéria. Não da prá acreditar que Deus criou a vida e não é um ser vivo. Como alguém cria algo que não faz parte, que não esta no mesmo plano. E se ele cria, quem é o projetista do criador?
    Porque para tudo deve haver uma origem. Deus separou a luz das trevas, criou os animais peixes e etc e tal. Mas quem criou Deus? Isso nem a Bíblia ou qualquer líder religioso explica. Obviamente que os Ateu supõem que o projetista de Deus é o próprio homem. Eu até cogitaria que o Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, mas partindo do principio que Deus era um primata ancestral de nós humanos.

    Responder
    1. Alenônimo Autor do post

      Você deve ser ignorante. Só pode.

      O fato é: Deus age no nosso universo? Então discutir religião é sim da conta da ciência. Religião merece sim ser criticada por ateus. Se Deus não age no nosso universo, então é a mesma coisa que se ele não existisse. Se não faz diferença, até mesmo ter uma religião não faz sentido. Isso refuta a pessoa que diz que não podemos questionar a religião por tratar de coisas diferentes da ciência, sendo que a ciência trata do universo em que vivemos.

      E nenhum ateu acha que Deus é o homem. Comeu cocô?

      Responder
      1. Rossetti

        Caramba, se é burro mesmo heim, nao entendeu nada.
        Le de novo, em nenhum momento falei que homem é Deus. Disse que Deus surgiu a partir do homem, é fruto da mente do homem, seu animal.

        Comi vc não, e o ignorante é vc que nao manja nada de sociologia e de ciencia e ta falando besteira e distorcendo tudo.

        Ah, vo ignorar vc, vc é ignorante, nao conheçe as idéias mais basicas de Karl marx e quer ainda discutir. vai ler, leia 3 4 5 vezes o texto e depois oq eu vc nao enteder pergunte pra um geógrafo ou historiador.
        Ou melhor, volte para o colégio pra etudar e ve se faz uns desnehos melhores nesse seu site, parece brasileiro tentanto imitar os hentai poket japones.

        Responder
  6. Rossetti

    Argumento 4 – Se ateísmo é algo pessoal e devemos nos calar, devemos supor que religiões também devam ser de caráter intimo, portanto, para cessar as campanhas de ateísmo devemos também (e democraticamente a seguindo os princípios da laicidade) parar com as marchas para Jesus da Paulista, com a parada gay e tudo mais que é intimo e pessoal.
    Não da pra não falar de religião entre outros temas porque dessa relação dialógica e dialética entre o que é individual e a sociedade é quem constrói o conhecimento.
    Princípios de Karl Marx e Hegel.
    Dialética entre a concepção individual e social gera contradições que levam a mudanças individuais e posteriormente no tecido social. Ao mediar este conflito juntos construímos um “denominador comum” que também (futuramente) entrará em contradição com outros saberes. Assim se progride intelectualmente.

    Responder
      1. Rossetti

        Ah, se vc não conheçe as idéias de Karl Marx nem sociologia nao vai entender mesmo, agora se é vc que ta fumando a maconha, ai num vai entender mesmo cara.
        Ai, se não conheçe, vai estudar e conhecer pra ver se entende, ai depois opina.

        Abraço.

        PS: Suas piadas podiam ser melhores.

        Responder
  7. Rossetti

    É nessa falta de construção de conhecimento, e dessa falta de dialética entre individual e social que faz da religião em dos principais exemplos de positivismo do mundo
    Não vêmos os líderes religiosos pregando “O mundo ESTA assim e pode ser mudado”, o que vemos é a pregação tradicional dizendo “o mundo É assim e por isso o fim esta chegando”. É o cúmulo do comodismo, sentar e esperar pela morte crendo simplismente por crer que sua vida não vale nada uma vez que terá um lugar garantido no céu.

    Mas o mundo pode ser mudado e é assim que os cientistas e os pensadores se tornam intelectuais. Ateus não se acham, ateus pensam nas possibilidades e avalia segundo uma metodologia, uma lógica, segundo a razão, usando exemplos que fazem parte de como são e como as coisas acontecem no mundo, e não usando a verdade absoluta.

    Responder
  8. Rossetti

    Essa visão estereotipada de ATEUS COMO DONOS DA VERDADE E INTELIGENTES é fruto de religiosos que tentam implantar o seu positivismo e comportamentalismo na sociedade e realmente tentam nos calar. E isso entra até no argumento 5.

    Argumento 6 – Durante muitos anos a igreja matou milhares em nome de Cristo no tribunal do Santo oficio, vulgo CRUZADAS. Nesta época não existia o termo ateu, na verdade existia somente o termo “ímpio” que na verdade é utilizado para designar uma pessoa que é de outra denominação religiosa que não seja a sua.
    EX: Se sou católico chamo de ímpio o evangélico ou o muçulmano.

    Mas o ateu era encaixado nesta palavra durante muitos anos. Ateísmo é um termo relativamente recente.

    Responder
    1. Cristiano Souza

      Cara, interessante sua citação sobre a visão dos católicos (todos os que não eram católicos eram ímpios). Não tinha conectado uma idéia à outra: essa herança cultural está hoje muito forte na mente dos evangélicos… Eles vêem todos como “não-salvos”, inclusive os próprios evangélicos de diferentes facções ou placas…
      Muito interessante! Valeu!

      Responder
  9. Rossetti

    Argumento 7 – você esta cansado de escutar sobre ateísmo? Ué, mas nós ateus crescemos (geralmente) seguindo as religiões de nossos pais pq nunca tivemos a oportunidade de conhecer outras ou de optar por não seguir nenhuma (tradição). Crescemos e vivemos a maior parte de nossas vidas ouvindo falar de Deus (e sem vê-lo), quando temos a oportunidade de nos libertar desse câncer memético que impregna a mente humana, as pessoas tentam impedir o ensino de ciências nas escolas, vemos a família garotinho (câncer do rio) fazendo isso no Rio de Janeiro e o pior o MEC não tomar providencia alguma. Vemos nos EUA uma onda de criacionismo fanático análogo a Al Qaeda, vemos design inteligente.
    É assim que vcs querem nos calar? Voltando as cruzadas? Crucifiquem os Ateus em nome de Deus, vamos façam isso, façam isso e provem que vcs realmente são bons e justos. Sigam o Salmo 14:1.

    Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.

    Responder
  10. Carlos

    Sobre o ponto 5, faltou uma resposta óbvia:

    “Bom, não sou eu quem diz que o criador omnipotente e omnisciente do universo fala pessoalmente comigo todos os dias…”

    Responder
    1. Fernando Silva

      Carlos

      Sobre o ponto 5, faltou uma resposta óbvia:

      “Bom, não sou eu quem diz que o criador omnipotente e omnisciente do universo fala pessoalmente comigo todos os dias…”

      Pessoas religiosas são capazes de reconhecer a própria ignorância sobre assuntos como taxas de juros ou o clima da Mongólia, mas têm respostas definitivas sobre coisas que nem os maiores cientistas entendem direito (Dr.Manhattan, forista do Clube Cético).

      Responder
  11. Rossetti

    Porque todos gostam de criticar os crentes?
    Os católicos tem mais de 1 bilhão de seguidores. O islamismo é a religião que mais ganhas devotos anualmente.
    Porque em vez de se direcionar a uma, não sejamos mais laicos (no sentido de ser mais demogratico e justo com todas as religiões, ou seja criticando a todas), genéricos e usamos apenas como exemplo uma ou outra religião.

    Será que todos ateus vivem rodeados de crentes? Mas será que não estão cercados tb de católicos, hinduistas, mormons, budistas, espiritas, muçulmanos, moinges tibetanos? Creio que sim, crentes sao só um dos exemplos.
    É obvio que todo ateu vive rodeado de um teista afinal 98% da população mundial cre em uma divindade.

    Pq nao usamos um termo genérico para todas as religiões e nao citamos uma em específico em nossos comentarios de acordo com os exemplos que acharmos mais adequados???

    Responder
    1. Fabiano

      Crente = aquele que crê.

      Pode-se substituir teísta por crente. Normalmente, os ateus deste site referem-se a quem crê em algum tipo de divindade como “crente”, o que não é errado.

      O uso de “crente” para evangélicos é que deveria ser questionado.

      Responder
    2. Fernando Silva

      Rossetti,

      Será que todos ateus vivem rodeados de crentes?

      Todos, não, mas nós, em particular, vivemos.
      Bom, também há espíritas, mas não são tão proselitistas.
      Aqui no Rio, temos que aturar evangélicos gritando bosta nos trens, no metrô, nas barcas, na rua etc. (procure no Youtube por “crentes no trem”).

      Basta ligar o rádio e a TV e lá estão eles. Basta sair na rua e é uma igrejeca atrás da outra.

      Sim, os islamitas são um perigo, mas não os do Rio, que são bastante discretos (por enquanto…).

      Responder
  12. Leeoac

    Os ateus acreditam que a religião é sim um problema social importante. Ateus — pelo menos a maioria — acreditam que a religião é uma das maiores fontes de problemas sociais no planeta.
    Não só os incréus. Os crentes também são desmerecidos pelas religiões “dominantes” (posso usar essa palavra?). O fanatismo religioso tenta estupidificar as crianças e engessá-las. Não conhecer outras crenças, impede que elas percebam as discrepâncias entre elas, e possam (espero) acabar concluindo que tudo não passa de história. Será que se eu disser para os alunos que a “criação” de símbolos religiosos começou no paleolítico, como forma de apreender força e poder para o homem se sobrepujar a força maior, a natureza (para obter a caça, desenhá-la na pedra) vai ter pai querendo minha cabeça?

    Responder
  13. Leeoac

    Pensando melhor…
    E se eu disser que adoração religiosa deu-se inicialmente com deusas, que exaltavam atributos femininos ligados a fecundidade (a necessidade de novas pessoas para a perpetuação da espécie, e o desconhecimento dos fatores biológicos e não “mágicos” disso), e que essa adoração cega é a base de todas as religiões, alguém vai querer meu fígado?
    ‘Tá acontecendo no meu bairro: http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2009/10/livro_sobre_exu_causa_guerra_santa_em_escola_municipal_42866.html
    E acontece o tempo todo.

    Responder
  14. Emerson Tadeu

    Usarei apenas uma!

    Sendo Algo o Ser mais poderoso do universo Nada é mais poderoso que Algo!
    Mas sendo Nada mais poderoso, quem é mais poderoso que Nada ?

    Resp: Nada

    Nada é o onipotente é o Deus incontestável descoberto pelos ateus!

    O Deus que seguiram com tanta convicção por anos pois estavam com a razão!

    Responder
  15. Emerson Tadeu

    Ateus, Se destruirmos os Deus Nada ficaremos com o que ?

    Isto é quantico e não religioso: Valor = Fórmula + Nada

    Se temos N resultados distintos para N experimentos, ou Nada é a variável ou tem vontade própria!

    Nem filisofia da USP ta derrubando o Nada sem ter que colocar algo em seu lugar.

    Nada é e não é quando bem entende, o que mais pode fazer isto ?

    Responder
      1. Emerson Tadeu

        Caramba, o que se usa além da lógica para termos o resultado fatal ?

        Se Deus fosse o ser onipotente então Nada seria mais poderoso.
        Oras, Se nada é tão poderoso quem é mais poderoso que Nada?

        Por favor resolva logicamente o que disse e exercie o cérebro me destruindo a lógica disto pow.

        Não existe nada transcedental em se dizer quie se nenhum Deus existe o que existe é Nada

        Responder
        1. Carl Vaz

          Emerson Tadeu
          Não há uma solução para termos incompatíveis, paradoxal, a sua afirmação equivale à conhecida:
          “deus sendo onipotente pode criar uma pedra que ele não dá conta de carregar?”

          Responder
          1. Emerson Tadeu

            Carl, vc sabe muito bem que paradoxo são idéias lógicas que se contradizem.

            Isto não é paradoxo nenhum, pelo contrário sempre se reafirma exatamente se previu na porcaria dos textos escritos a milênios.

            Postae o uma frase que use Nada representando Deus (como sempre fazem) e o coloquem em paradoxo!

            Exemplo:

            Nada é bom e mal ao mesmo tempo.

            Nada consegue ser pior que o mis perverso demônio e malhor do que o Deus mais bondoso.

            Onde estão os paradoxos ?
            Para de bobeira, ateismo é inteligencia e não cegueira!

            Voces o encontraram antes, pois destruiram todos que não eram o Verdadeiro indestrutível …

          2. Emerson Tadeu

            Seu deus não resolve
            “Já que deus é onipotente pode criar uma pedra que ele não dá conta de carregar?”

            O meu resolve
            “Ja que Nada é onipotente pode Algo criar uma pedra que Nada e nem Deus dá conta de carregar?” (s/n)

            Existe saída lógica obvia.
            Basta escolher a quem você decide atribuir onipotencia!

  16. Gláucia

    Eu até queria ignorar vocês ateus, mas algum troll de merda resolveu implicar com minha liberdade de acreditar em alguma mitologia primitiva, e passa o tempo todo me mandando links pra artigos desses blogs de vocês.
    Esse merdinha é um ateu fanático, um troll, flamer, muda de pseudônimo toda hora, usa proxy, um covarde que não quer discutir ideias, quer é me converter ao ceticismo ateísta.
    Eu entendo que a proporção de gente que faz isso deve ser inversa. Enquanto 95% de nós religiosos somos pentelhos arrogantes e 5% respeitam os outros, vocês ateus 95% respeitam os outros e 5% são pentelhos anti-religião que acham que todo mundo deve ser igual e está em uma cruzada pessoa para pintar as pessoas de uma cor.
    Link pra este artigo aqui não foi uma exceção. Sinto pena do esforço dele em tentar me convencer que estou errada em acreditar em explicações sobrenaturais sem questiona-las. É como se eu não tivesse escolha e aceitasse isso por que me coagiram.
    Missionário ateu, sei que estás lendo!

    Responder
    1. Rossetti

      Eu nao sei quanto aos outros aqui presentes, mas EU não queria que o mundo fosse igual, senão seria muito monótono, variabilidade de pensamentos zero, zero conhecimento.
      Acho plenamente saudavel discutir esse tema, com respeito a todos, embora alguns extrapolem.
      Não quero um mundo repleto de ateus (que inocência minha se o cogitar um mundo assim), acho q seria interessante pra todos individual e coletivamente que todos nós tivemos capacidade crítica pra avaliar no que acreditamos.
      Glaucia, o primeiro passo vc ja deu (sem querer ser arrogante), falar sobre a primitividade e a mitologia.
      Vc me parece ser inteligente e se vc realmente acredita eu nao vejo problema, mas gostaria que vc parasse um dia e pensasse com seletividade naquilo que acredita, em evidências dentro de um mundo que vivemos.
      Será que é necessário mesmo que um ser sobrenatural exista para justificar a existência de tudo que nos rodeia?
      Pense nisso querida.

      Grande abraço.

      Responder
    2. roberto

      Alenonimo
      è disso que eu estava falando, talvez essa essa a “RELIGINIZAÇÃO” do ateísmo…. portanto é algo sem futuro, tentar convencer as pessoas que estão errados, a proposito, ninguem está errado, todos se acham certos naquilo que acreditam ou não

      Responder
  17. Carl Vaz

    Gláucia
    Esse pentelho que você chama de ateu no mínimo é algum crente disfarçado. Assim como você parte da premissa que é dono absoluto da verdade, e, em momento algum se preocupa com os princípios da integridade moral das pessoas, prefere atacá-los. Sinceramente continua a nos ignorar, vivemos com muita paz, alegria e felicidade e não necessitamos de ninguém que venha até aqui dizer impropérios. Os ateus que postam aqui,garanto, de maneira alguma irão aos sites de vocês crentes procurando convencê-los a tornarem céticos, será a recíproca verdadeira?

    Responder
    1. Emerson Tadeu

      A solução para o paradoxo da pedra encontrado.

      Deus seria capaz de criar a pedra que nem ele possa levantar depois? (Onipotencia de Deus em Paradoxo)

      Nada seria capaz de criar a pedra que Deus ou Nada possa levantar depois? (Solução lógica existente, mas s/n admitem Onipotencia (Deus) )

      Esta que é a parada, a igreja vem tentando colocar na sua cabeça que Deus é tudo e eu to esfregando na nossa cara quwe ele é representado pelo Nada.

      O que é mais intocavel e invisível que isto ?

      Responder
  18. Emerson Tadeu

    Sendo que Nada é mais poderoso que Deus, quem é mais poderoso que Nada ? Logo Deus é Nada.

    Parabéns Ateus, encontraram o TODO PODEROSO antes de todo mundo !

    Responder
    1. Emerson Tadeu

      Olá Fernando, esteja convidado a refutar minha prova que o invisível e intocável existe.

      Veja como Ele brilhantemente foi capaz de resolver o que ia além de nossa lógica (paradoxo) e nos entregar um resutado plausível.

      Onde mais Algo se esconderia e não permitiria ser tocado no universo?

      Nossa geração foi presenteada com a capacidade de ver o invisível.

      Ilário foi vocês terem conseguido antes de todos !!!

      Foram os primeiros a perceberem que Deus ao invé de tudo era Nada e não cairem na conversa mole das igrejas !

      Parabens de coração e obrigado por terem que pagar tão alto preço por isto !

      Responder
      1. Emerson Tadeu

        Queria que excluissem este post por favor !

        Fui um infeliz idiota ao isolar outros que quisessem seguir o assunto e também por desafiar quem tem mais o que fazer do que me dar respostas que ninguém tem.

        Eu não sou dono de verdade alguma. Quem é?

        Responder
  19. Leeoac

    Aqui é sempre assim, animado?
    Caracoles, quase todos os posts tem mil respostas de crentes tentando nos demover da incredulidade.
    A-D-O-R-E-I!

    Responder
  20. Caique

    heei, qe porcaria de ‘site’ é esse ?
    poca vergonhaa, qerem ensinar os ateus a discutirem com os crentes’ ?

    eei, pqe vc num vai fazer um site de comédia qe é mto melhoor’

    se toca manoo, cada um com suas crenças’

    Responder
      1. Emerson Tadeu

        Mas que site chato manow, eles postam milhares de aberrações e nem dão espaço para alguém elogiar as piadas!

        Aqui existe um problema de ser ouvido quando alguém cogita que talvez o assunto ateísmo não seja algo resolvido, mas indiscutivelmente usam muito bem os tico-tecos.

        hehehe, eu só tenho um teco do teco … ae aprendo

        Responder
        1. Leeoac

          Eu acredito piamente que esse site (igrejainternacional)é uma piada. Ou melhor, eu espero desesperadamente que seja! Eu já me assusto suficientemente quando os crentes tocam meu interfone oferecendo a palavra divina – e não, não é algo como b(censurado)e – e eu tenho que declinar, obrigado senhor, mas sou ateu, para segundos depois atender novamente e pacientemente ouvir as nadadivinas palavras explicando que – affe, estafa no meio do texto só de lembrar – o amor de Jesus me salvará, blá blá blá.
          Então espero que aquele site seja piada, ou essa gente é MUITO doente.

          Bom, pelo que li os caras daqui sabem chutar uma bunda. O que é gratificante, quando lembro que nem posso responder a altura as interfonadas que os emissários cristãos fazem a minha casa, com o risco de ficar sem casa na próxima visita.

          Responder
    1. Rossetti

      Da discussão se cria novos horizontes para novas concepções, antes de criticar os ateus lembre-se que segundo a Biblia Jesus discutia com as pessoas. Trocava idéias com eles.
      Se vc se priva da discussão vc nao cria novos conhecimentos, vc fica alienado a sua religião e seu mundinho, e se vc é incentivado a ter a percepção ou a conscientização de sua posiçao e mesmo assim se priva disso é pior! Significa q além de vc ser alienado fisicamente de sua religião vc tem tambem sua consciência alienada.
      Não discutimos como crentes, eu pelo menos não. Apenas dialógo, as crenças são respeitadas pelo menos por mim.
      Agora se vc quer ver comédia e dar risada, va no You tube e veja os Improvaveis zuando a ultima seia de jesus cristo, ou o vídeo Pregando a briba. Ants de brigar com a gente, briguei com quem realmente esta te ofendendo.

      Responder
      1. Fernando Silva

        Rossetti,

        Ants de brigar com a gente, briguei com quem realmente esta te ofendendo.

        Não leve a sério quando isto acontecer. Depende da fase (ou da polaridade…).

        Responder
    1. Emerson Tadeu

      Religião é tomar a palavra de deus para si e sair por aí jogando os outros no inferno. Pior seria viver no inferno de ouvir tolices todo dia e ainda ir para o inferno pois o que pedem é IMPOSSÍVEL!

      Fiquem eles com este deus idiota, que testem o quanto quiserem até chegar a conclusão que deus é Nada.

      Depois que entenderem isto aí sim, ninguém mais destruirá o que restou a eles, aos ateus, aos mulssumanos etc.

      Responder
  21. roberto

    Alenônimo.
    Amigo, acalme-se, isso faz mal pro coração…
    O fato de não tentar mais “Salvar” a minha mãe, está associada ao de magoar quem me ama, entende??? minha mãe sabe que eu sou ateu, mas não preciso ficar discutindo com ela pra defender minhas escolhas, prefiro perder minha ideologia do que perder minha mãe, entende??? Ou você deixaria sua mãe pra viver o seu ateísmo…hein??? Quando disse para não tornarmos o ateísmo uma religião, eu quis dizer que, algumas pessoas ficam tão maravilhadas com o ateísmo que acabam saindo as ruas e falando pra todo mundo que é ateu e coisa e tal, sabe??? acaba se tornando um culto, você já viu isso??? eu já… e sobre dicussões violentas, bem quando o assunto é deus meu amigo, você já deve saber, o bicho pega… ou você nunca discutiu o seu ateísmo com alguem???
    ateh

    Responder
    1. vanderlei

      Mas acredito que seja capaz de reconhecer alguns ateus que falem de crédulos como se de caes sarnentos e esquecem que tem gente querida (até por eles) no meio!

      Huuuuuuummmmmmmmmmmm, não sei não, hein!!!

      O número de ateus/céticos são insignificante aqui no Brasil e discutir religião com religiosos é pura perda de tempo e sem contar que a maioria (religiosos) são preconceituosos e sem noção a ponto de muitos de nós ateus sermos obrigados a omitir nosso ponto de vista para evitar situações desagradáveis.

      Veja o vídeo: Aceitação religiosa por Drauzio Varela

      Responder
  22. vanderlei

    Roberto,

    Estou na mesma situação sua e acredito que neste caso a religião não seja “tão” prejudicial uma vez que minha mãe não é fanática. Ela viveu a vida toda com base religiosa e não é agora que vou destruir o mundo de ilusão que ela criou e tentar mostrar o óbvio, não vale a pena é um desgaste desnecessário.

    Responder
    1. Emerson Tadeu

      Vanderlei, é duro ouvir de alguns ateus que todo crédulo é idiota.

      Menos minha mãe, meu pai etc ….

      Não lhe conheço, portanto não o acuso disto. Mas acredito que seja capaz de reconhecer alguns ateus que falem de crédulos como se de caes sarnentos e esquecem que tem gente querida (até por eles) no meio!

      Intolerancia nunca será sadia para nenhum lado, creio eu.

      Falo isto por que fiz uma enquete para saber se alguém poderia continuar acreditando em Deus sem se preocupar em provar nada lógico a ninguém e quase fui linxado por apenas perguntar!

      Não acho justo os cristãos serem os Judeus da vez para algum Hitler que possa aparecer.

      Ninguém perderia alguém querido não ?

      Responder
      1. vanderlei

        Vanderlei, é duro ouvir de alguns ateus que todo crédulo é idiota.

        OPS!!!!!!! Oh, você errado…
        Ninguém aqui diz que crentes são idiotas.

        A crença é idiota.
        Mamãe tem uma crença imbecil, vou fazer o que?
        Só o nada é perfeito, pois não tem nada para mostrar.

        Responder
        1. Emerson Tadeu

          Sei lá, se eu procurar neste tópico garanto uns 5 insultos de idiota para baicho aos crentes … mas vc disse que não, ok.

          Agora mandou bem

          “Só o nada é perfeito, pois não tem nada para mostrar.”

          brilhante conclusão, está pegando a moral da história mesmo!

          É impossível colocar o nada em contradição!

          “Não tem Nada a mostrar.”

          O filho da mãe é liso e se materializa e some nas frases sem causar nunca um paradoxo!

          Veja como ele resolve os paradoxos incrivelmente bem !

          Responder
          1. vanderlei

            Emerson Tadeu,

            Veja bem, passamos o dia inteiro ouvindo blá blá blá de religiosos e muitos casos somos ofendidos e mantemos a compostura, agora aqui na nossa casa, vem os religiosos com toda falta de respeito, escrever abobrinhas e no final lançam aquelas malditas frases:
            Jesus te ama!
            Deus é fiel (corinthiano).
            bla bla bla

            Não é chuta o pau da barraca?

          2. Emerson Tadeu

            É a sua casa e deve defendida, mas também respeitada por ambos, pois nunca soube que gritar com surdo servisse para melhorar a comunicação!

            Os ateus sempre tendem a ser muito mais inteligentes, mas é mais inteligência ainda não tentar ensinar macacos a falar.

          3. Fernando Silva

            Emerson Tadeu

            Sei lá, se eu procurar neste tópico garanto uns 5 insultos de idiota para baicho aos crentes … mas vc disse que não, ok.

            Ateus são apenas seres humanos. Alguns são educados, outros não.

      2. Fernando Silva

        Emerson Tadeu

        Vanderlei, é duro ouvir de alguns ateus que todo crédulo é idiota.

        Todo mundo aqui já teve uma religião e não somos idiotas.

        O crente se torna idiota quando, depois de levar uma surra nos debates, depois de ter todos os seus argumentos refutados e não saber mais o que dizer, apela para “não quero nem saber, eu tenho fé e pronto”.

        Responder
        1. Emerson Tadeu

          Vc sabe o que é dar “uma surra” por que é muito bom nisto, um dos melhores debatedores que conheci aliás. (claro que não minto)

          Mas sou sincero em dizer que teve alguns que nem mereciam seu tempo!

          Responder
  23. vanderlei

    OFF TOPIC …. (para relaxar)

    DE UM SER SUPERIOR PARA VOCÊ!!!*
    Para: Você
    Data: Hoje
    De: DEUS
    Assunto: Você
    Referência: A vida

    Olá, eu sou Deus.
    Hoje eu estarei cuidando de todos os seus problemas para você.Eu não precisarei da sua ajuda.
    Assim sendo, tenha uma ótimo dia.Amo você.
    P.S.: E lembre-se… Se a vida te trazer uma situação que você não consegue lidar, não tente resolvê-la por você mesmo(a)! Gentilmente, coloque na caixa APDF (Algo Para Deus fazer). Eu pegarei e colocarei dentro do MEU TEMPO. Todas as situações serão resolvidas, mas em MEU TEMPO, não no seu.
    Agora vou indo. Novamente, tenha um ótimo dia!
    DEUS

    http://humordemauhumor.blogspot.com/2009/05/tenho-duas-noticias.html

    Responder
  24. Hecton

    Vanderlei,

    Todos os e-mails de religiosos que recebo têm essa pitada de delicadeza e uma dose sombria de maldade.
    Não existe tortura maior que o tempo, um tempo que uma mãe espera pela cura de um filho, ou o tempo que a pessoa passa sabendo do seu estado terminal.

    Há aqueles que ainda dizem; “Mas Deus resolve, tem que acreditar”. O que sinceramente acho uma tortura desnecessária até pra quem acredita.

    Responder
      1. Hecton

        Roberto,

        Essa é uma das maluquices que ouvia também, mas a que ganha de todas é a famosa. “São os mistérios de Deus”.
        Equivale à;


        “Olha, sou estúpido e ignorante, não sei absolutamente nada sobre o mundo físico e como ele se comporta em relação as leis da física. Não tenho resposta pra isso, mas sei que é Deus agindo.”

        Responder
        1. Emerson Tadeu

          Este indivíduo precisa terminar o curso médio antes de se atrever a pedir alguma explicação.

          Como ensina-se uma girafa a tocar piano ?

          Metade do vocabulário das respostas iriam causar mais dúvidas.

          Responder
        2. claudinei

          Sabemos que materia atrai materia na razao direta de suas massas e na razao inversa do quadrado das distancias que as separam,porque?
          Porque os planetas giram em torno de estrelas?
          Porque existem planetas,estrelas,se nao tem razao de ser,porque encontramos tanta logica(matematica,fisica,quimica altamente complexas e sofisticadas) em suas constituicoes?
          Porque…rufem os tambores!porque …sim
          Deus agindo soa mais sensato,mas cada louco com suas manias nao é mesmo?

          Responder
          1. Diego Oliveira

            Não foi dessa vez que li um comentário teísta sem uma petição de princípio grosseira: por que afinal há de existir um “por quê” supremo? Só porque você quer? Que fideísmo é esse que nos permite inferir – sem enxergar um palmo além do próprio nariz e descartando quaisquer outras possibilidades – que necessariamente há um deus, ou pelo menos uma instância de “acaso” (deturpação ridícula dos pontos de vista naturalistas, que revela mais sobre o vazio de certas mentes teístas do que das nossas, sendo essa noção superficial de acaso o mais perto que coseguem chegar de nossa perspectiva), instância essa onde corram os dados do Universo? Que o suposto sobrenatural, por definição, tem precedência ou preferência – de novo por pewtição de princípio – sobre o natural?

            Porque muitos de vocês religiosos não suportam a realidade sem deturpá-la para que ela se adeque a suas representações dualistas fantasiosas, absolutamente aleatórias em relação à realidade objetiva

          2. Giovane

            Por que vc não sabe explicar ou não há explicação cientifica comprovada, não quer dizer que tenha que eleger algum deus inexistente como causa.

            Seria o mesmo que dizer que nossa camada de ozônio esta acabando por que Zeus solta muito gazes e esta afetando o seu equilíbrio!

          3. Fabiano

            claudinei, não é mais sensato. Porque você precisaria explicar de onde veio esse deus. Ou seja, você pode até explicar o surgimento de tudo usando alguma divindade, mas precisa dizer de onde ela veio também.

        3. claudinei

          “Sou muito racional,conheço um pouco das leis que movem o mundo,uma vez que conheço um pouco dessas leis concluo que elas nao foram criadas por nenhum Deus.Mesmo sabendo que nem em sonho todos os cientistas do mundo juntos nao consigam fabricar um unico atomo,coisa que deveria ser extremamente facil,pois os atomos surgiram porque sim,do nada por acaso,boto fé nisso.Tenho cerebro,prova definitiva de que nao existe Deus nenhum,se ele existisse pra que me daria um cerebro?para que eu descobrisse seus misterios?isso nao è nada racional,portanto nao acredito nisso.Sou muito racional,por isso sou ateu”
          Hummm sei…

          Responder
      2. Fernando Silva

        roberto

        hector e vanderlei
        segundo o que eu ouvia na igreja que eu ia é que, 1 ano para nós equivale a 1 dia para deus e assim vai…

        Portanto, “Jesus breve voltará” talvez signifique “daqui a 1 milhão de anos”.

        Responder
  25. Perce Polegatto

    Vanderlei

    Olá, eu sou Deus./ Hoje eu estarei cuidando de todos os seus problemas para você.Eu não precisarei da sua ajuda.

    Não vejo diferença entre os e-mails que recebo de alunos crentes (ops: teístas), dizendo que Jesus quer tomar café na minha casa, e algum vindo do Polo Norte, diretamente do Papai Noel.
    Eu respondi que Jesus podia, sim, vir tomar café comigo. Mas o problema é se aparecer o Inri Cristo… Papai Noel também será bem-vindo.
    Juro que conto a todos vocês se isso acontecer.
    Abraços.
    é-da-manhã comigo e se

    Responder
  26. punx777

    ola pessoal , sobre a igreja internacional é fake msmo, demorei pra entender mas é fake.
    put* ta f0d* crentalha invadiu o site, lamentavel.
    se eles viessem com argumentos novos, mas é o msmo de sempre.
    um recado pra crentalha:
    _Inventem coisa mais criativas e plausiveis !
    estamos nauseados de ouvir sua falacias facilmente refutaveis!

    Responder
  27. Luciano

    O site da Igreja Internacional é real mesmo? sério? por que parece que é uma coisa inventada, porém mesmo assim não deixa de ser muito engraçado!! Quanto a questão levantada aqui, minha opinião é que na ignorância e no meio de uma sociedade que nos bombardeia com propaganda religiosa acabamos engolindo esse placebo por certo tempo, até que adquirimos cada vez mais informação e começamos a raciocinar cada vez melhor e acabamos por nos tornar ateus, entretanto não é fácil, hora ou outra somos indagados quanto a isso e a reação das pessoas é (quando não com algum tipo de insulto ou risada) sempre a de saber o motivo, e isso geralmente nos leva a um debate que por mais razão vc use o fim é sempre o mesmo, o ateu se cansa e o crente diz que tem fé e que jesus te ama. E amanhã é outro dia em que vc tem que atender mais um grupo de crentes que bate a sua porta, ver algum tipo de propaganda religiosa, Encontrar pessoas que falam de religião, etc… e os ateus é que são chatos!! :)

    Responder
  28. Emerson Tadeu

    Senhores, Eu reconheço que sempre encontro aqui a comunidade em lingua portuguesa mais inteligente sobre assuntos metafísicos e concretos.

    Eu sempre aprendi demais com todos, agradeço.

    Mas Voces tem um caminho bom as seguir que é continuar derrubando este monte de vaso de barro que ficam tentando empurrar-lhes como Deus.

    Lembre-se sempre em suas vidas que o melhor médico é o que cura cancer com um comprimido, mas o que ganha dinheiro é o que receita quimioterapia.

    Quanto mais invisível for o resultado de seus trabalho mais harmonioso ele é e ninguém o verá além de vocês (sim, existe um sentido duplo).

    Escolham se querem ser o médido da pílula ou da quimioterapia nesta nossa sociedade tão cheias de vazos de barros dizendo-se TP!

    Orgulho de ter conhecido algumas mentes brilhantes que não se deixaram nunca enganar.

    Responder
    1. Alenônimo Autor do post

      Em primeiro lugar, não adianta puxar o nosso saco. Você está cometendo falácia e vai apanhar aqui e agora por isso.

      Em primeiro lugar, não existe câncer que sara com um comprimido. Câncer é sempre uma doença agressiva que necessita de tratamento agressivo. Não desmereça o trabalho dos oncologistas só porque receitam quimioterapia. Chega a ser uma ofensa a uma classe inteira de profissionais presumir que uma modalidade inteira de tratamento existe só para ganhar dinheiro. Ofensa maior é achar que câncer é algo que se trata como uma gripe.

      Em segundo lugar, um oncologista é uma pessoa. Ela existe e você pode falar com ela. Pode vê-la, tocá-la, etc. Mesmo que curasse todas as doenças com comprimidos de panacéias, essa pessoa está longe de ser equiparada a um Deus em qualquer dos sentidos. Deus é um ser intocável, incomunicável, invisível, imprevisível, inaudível. Deus não existe. Ponto final.

      Por fim, não é meramente uma questão de escolha. Um ateu é ateu porque busca a verdade. Uma verdade que a fé não permite buscar. E ninguém escolhe crer ou não crer. No mínimo ela precisa ser persuadida para isso. Não vi nada do que tenha escrito que possa, mesmo que remotamente, me convencer.

      E todos os deuses são de barro. Sem exceção. Tá na hora de derrubar o seu.

      Responder
      1. Emerson Tadeu

        Derrube meu Deus Nada, o que você vai me oferecer para colocar em seu lugar ?Nada ?

        Obrigado, era isto mesmo que eu queria … e ofereço o mesmo nada que nunca se divide a vc!

        0/1000000….. = 0 (Deus o verdadeiro indestrutível)

        Voces o encontratram e posso provar sozinho contra todos e por toda eternidade que ele atende e sempre atenderá a todos requisitos de Divino onipotente !

        Isto foi revelado para destruir Dawkins, não voces !

        Responder
        1. Hecton

          Emerson Tadeu,

          Isto foi revelado para destruir Dawkins, não voces !

          Não é por nada não, mas se você disser isso na porta do INSS eles te aposentam por invalidez mental.

          Responder
        2. Diego Oliveira

          O nada só “existe” conceitualmente e só pode ser estruturado conceitualmente. Para que se diga que “antes” do Universo havia nada é necessário ou admitir o nada como uma mera representação abstraída da essência da realidade ou pressupor uma estrutura ontológica no estilo Mundo das Ideias platônico como explicação, não mais representação, e é aí que o viés de confirmação de E. Tadeu (ou sua tara intelectual de estabelecer representações como fins em si mesmas) e sua busca brava e desesperada para inventar alguma justificação ontológica para algo que ele possa chamar “deus”. O que só faz sentido se for adotada a postura gnosiológica do realismo exagerado, que desde a querela dos universais na Idade Média quase ninguém mais leva a sério, nem mesmo teístas, apenas matemáticos idealistas. E por que? Não se atribui essência à idéia; ela é no máximo um determinante da essência, um ser produto de uma abstração realizada por outra essência. E aí, nada mais a declarar.

          Responder
  29. Ricardo Wagner

    Os teístas — notadamente os neopentecostais e católicos cançãonovianos — são condicionados a corromper as premissas antes mesmo de se esboçar a propositura do debate. Para eles, todo ateu é INIMIGO declarado de Deus; logo, já desqualificam-no de antemão (o fato de eu não ser um deles implica que sou CONTRA eles, não importa qual seja meu argumento, juízo de valores etecétera: munem-se do truculento reducionismo arbitrário), embora ateu seja simplesmente a postura adotada por quem desconfia da existência de qualquer atividade oriunda diretamente daquilo que designam de entidade sobrenatural acima de qualquer suspeita.

    No mesmo sentido: http://prodigus.blogspot.com/2009/10/esboco-do-manual-pratico-do-terrorismo.html

    e aqui: http://prodigus.blogspot.com/2006/08/uma-das-razes-da-apostasia.html

    RW.

    Responder
  30. Perce Polegatto

    Emerson Tadeu

    Voces o encontratram e posso provar sozinho contra todos e por toda eternidade que ele atende e sempre atenderá a todos requisitos de Divino onipotente !

    Você não vai ser chato e egoísta de esconder essa prova de nós, né?
    Vamos lá, vamos à prova…

    Responder
    1. Emerson Tadeu

      Não posso, fui calado pelo dono do site!

      Mas responderia sim qualquer questão clássica e paradoxal que justifique ser Nada nosso Deus!

      Agora tem que pedir pro Alexandre Birigui

      Responder
  31. Emerson Tadeu

    Mas posso deixar uma pergunta pra data da prova:

    O que havia antes e continuará mesmo depois do universo deixar de existir ?

    “Se responder Nada tira 10 na prova !”

    Vocês sempre estiveram corretos:

    Deus Nada não pode mesmo existir, pois isto implicaria em que ele tivesse inexistido em algum momento.

    Deus foi, é e sempre será independente do que possa se pensar.

    Taí uma prova que tenho que gostaria que a derrubasse, mas que prestasse atenção no que implica vc me contrariar!

    Responder
    1. Samurai

      Filho… Desculpa, mas… Voce acha que está fazendo algum sentido para alguem?
      Voce tem problemas cognitivos?
      è usuário de substancias entorpecentes?

      Responder
      1. Fabiano

        Samurai, o pior é que se tentar levar isso a sério, ele vai vir com uma lógica que só faz sentido pra ele. Não adianta, é a história do pombo jogando xadrez mesmo.

        Responder
      2. Emerson Tadeu

        Nas segunda série deveria ter aprendido a dividir.

        0/100.000………… = 0

        Logo zero é indestrutivel

        Se isto não lhe faz sentido volte para o primário!

        A novidade é que não sabiam que justamente nada era o que Deus representa aos sentidos humanops, mas provo que pode ser calculável e que este valor resolve todas as questões paradoxais da logica

        Responder
  32. Perce Polegatto

    Emerson Tadeu

    zNão posso, fui calado pelo dono do site

    Que isso, cara, ele vai deixar você postar a prova sim, tenho certeza. Vamos lá, estou esperando.

    Responder
    1. Alenônimo Autor do post

      Isso… Fica incentivando os maconheiros a participar do site…

      Não tem nada pra ver no que ele fala. Ele quer dar um sentido ao nada, sendo que nada é ausência de qualquer coisa. Claro que nada mais qualquer coisa é qualquer coisa, pois deixa de ser nada!

      Vocês também, viu…

      Responder
  33. Perce Polegatto

    Fabiano

    Não adianta, é a história do pombo jogando xadrez mesmo.

    Acho que é pior do isso, viu? Ele ahca que essa confusão mental toda é prova de alguma coisa.
    Cuidado, ele vai dar xeque-mate a qualquer momento.

    Responder
      1. Samurai

        Prove voce que dividir algo por zero prova a existencia de deuses… A unica coisa que resulta disso é uma singularidade.
        Voce acha mesmo que essa “dedução” infantil foi de alguma forma genial?!? Sinto muito filho, voce realmente deveria voltar pro primário e começar de novo…

        Responder
        1. Emerson Tadeu

          Voce se equivocou, não se divide por zero, isto é absurdo, fiz o inverso … senão depois vai pedir para eu explicar como se faz o impossivel.

          Provei a existência de algo indestrutível, pois ao dividir zero por tantas partes permanece o valor o mesmo …

          Logo zero ainda é candidato a representação divina de Deus na lógicas humana.

          0 = 0 + 0
          1 = 1 + 0
          tudo = tudo + 0

          Acabo de provar que além de indestrutível é omnipresente ….

          continua candidato a representação divina de Deus em nossa lógica.

          Ainda temos algo indestrutível e agora provei também ser omnipresente!

          Me coloque em contradição !!! Prove minha falácia!!!
          Mostre minha mentira !!!

          Por enquanto eu auinda tenho algo que atende os requisitos da deidade necessários.

          Responder
          1. ToNyDeAtH

            Eu até acho que você ta certo!

            O Máximo que deus consegue ser é um “0″. ZERO em tudo!
            ZERO como administrador. ZERO como pai. ZERO como presente.
            Um Zerinho a esquerda o que faz com que qualquer Deus venha a ser somente um grandissíssimo IDIOTA!

            Tirando o conto do ZERO, como um ser habita um NADA? Para que um ser exista, necessariante tem que existir algo para que ele possa a vir a existr. Jamais poderia se criar algo do nada, morando no nada!
            Até aí tudo bem… segundo a baboseira bíblica deus era um tonto que pairava sobre as águas? Eita… Então não criou as águas? Depois fez as plantas antes do sol… e essas faziam fotossíntese com o quê? Com a roupa íntima da sua mãe?

            Sou igual o Padre Quevedo em relação a espíritos… se existe algum deus que entorte meu dedo mindinho!

            Deus é sinônimo de controle mental em mentes precárias…NADA MAIS! O que faz com que qualquer crença seja apenas… “PROBLEMA MENTAL”.

    1. Emerson Tadeu

      Sim Alex, esta é sua casa e sua vontade deve sim ser respeitada.

      Mas eu me despeço perguntando:

      “Sendo você neste site quem mais tem poder, o que teria mais poder do que você aqui?”

      O que eu queria explicar é que este Nada sempre se sobressai independentemente da realidade ser humana ou metafísica.

      Eu queria ajuda para testar que o Nada seria apenas uma parede onde a racionalidade humana consegue tocar, não definir o que existiria após.

      Caso não estivessem apenas afim de se divertirem pegando suas cartilhas e combatendo a cartilha dos crentes talves pudessem se interessar.

      Mas Alex. Seu trabalho é muito bom cara. Reuniu gente de primeiríssima.

      Voce generalizou demais os crédulos, espero que não ame ninguém que tenha a mesma “deficiencia” que a minha.

      Responder
      1. Alenônimo Autor do post

        O que eu queria explicar é que este Nada sempre se sobressai independentemente da realidade ser humana ou metafísica.

        Eu queria ajuda para testar que o Nada seria apenas uma parede onde a racionalidade humana consegue tocar, não definir o que existiria após.

        O nada não se sobressai. Quando algo aparece, deixa de haver nada. Fim de história.

        Responder
      2. Paulo

        que doideira, cara! vc fica verborreiando sobre a fé no nada alheia como se soubesse a diferença entre não acreditar em nada e acreditar em nada!

        qnd dizem q vc ta chapado, faz todo sentido! vc não faz sentido algum.

        na moral, vc acha que tua religiao tem a resposta pra tudo, q é um deus que fez e controla tudo com vontade, e acha q deve ser esse deus ae q permite cientistas descobrirem a verdade sobre as coisas mas nao conseguem associar como essas coisas sao com deus?

        deve ta orgulhoso heim cara! vc vai arrebatado pro ceu enquanto nos vamo tudo pro inferno! parabens meu!!!!

        Responder
    1. Alenônimo Autor do post

      Sei lá. Fala que você não sente. Que se ele precisou de uma experiência pessoal para acreditar, você também precisaria e que não vai até ter uma.

      Ele não tá discutindo. Ele não tá dando argumento. Tá pedindo para que você acredite que ele esteja certo, mesmo ele não dando nenhuma prova disso. Basta não acreditar nele.

      Responder
      1. Samurai

        Bom, tem milhões de hindus que sentem que Shiva existe… Conclusão: Shiva é real!!!
        Existem milhões de crianças que acreditam que papai-noel existe… Conclusão: O bom velhinho anda por aí!
        Existem milhões que sentem em seus intimos que _____ existe, portanto _____ é real (complete com o que voce acreditar).

        Responder
  34. Perce Polegatto

    Alenônimo

    Isso… Fica incentivando os maconheiros a participar do site…

    Tá certo, me entusiasmei, é o bom humor.

    Emerson Tadeu

    Perse, como vc fracionaria 0 ?

    Sinceramente, você está me fazendo de bobo, vamos mudar de assunto. Fracionar zero? Deus existe? Mmmm… já estou entediado.

    Samurei

    Prove voce que dividir algo por zero prova a existencia de deuses…

    Você é mais racional do que eu, divida o zero pra ele e prove que os deuses não existem, pronto.

    Wilson Silva

    O que devo eu dizer quando um religioso me diz: “Eu acredito porque sinto?”

    Que ele está confundindo sentimentos com conclusões lógicas.
    ASs pessoa sgeralmente associam coisas assim: eu realmente amo meu filho, portanto esse amor vem de Deus etc

    Responder
  35. Perce Polegatto

    Samurai

    Existem milhões que sentem em seus intimos que _____ existe, portanto _____ é real (complete com o que voce acreditar).

    Completando: Ísis.
    Oh, Ísis, venha, venha logo aquecer-me com sua graça e… (deixa pra lá)

    Responder
  36. alex fabian

    emerson tadeu ,se deus e deus do impossivel como ele poderia mudar a logica da soma e divizao do zero, como ele poderia fazer dois mais dois ter outro resultado que nao 4 , vc deve e estar cheirando maconha rsrsrrsrs.

    Responder
  37. Wilson Silva

    Obrigado Perce Polegatto, Samurai e Alenônimo. O único argumento para o qual não tinha resposta até agora era esse.

    Agora vamos esperar para ver o que eles inventam :P

    Responder
  38. Perce Polegatto

    JCCyc

    Putz, Ísis não, eu detestava aquelas liçõezinhas de moral que ela e o Capitão Marvel davam

    Que isso, meu amigo, esqueça as lições, pense que é uma deusa tesuda, maravilhosa, isso é o que importa para sua verdadeira devoção.
    Fica com Ísis em seu coração ( e em sua ereção…)

    Responder
  39. Fernanda

    ” … e por milhares de anos. E somos “chorões” por falar quando somos discriminados ou quando uma pessoa espalha intolerância e mentira sobre a gente. ” + 1

    Concordo totalmente com isso , eles acham que nós não sofremos nenhuma tipo de descriminação ¬¬ ‘

    Responder
  40. Uma Teísta

    Goataria de saber se vcs são contra Deus ou sobre as religiões???Pq vejo q a discussão aqui é sempre sobre religiões.Gostaria desaber tb sevcs todos que estão aqui são pessoas: honestas, se possuem uma família(a qual ama), se conseguem seu dinheiro através do trabalho e tds estudam??Pq se a resposta for sim para todas as minhas perguntas deveriam questionar melhor o ateísmo de vcs.Se td acabar no momento da morte, pq ser honesto, pq fazer o bem, pq trabalhar(se pode roubar, dos idiotas teístas) se ninguém deve temer nada, já q não há mais nada depois da vida.Questionem-se, mas não algo escrito, ou dito a vcs.Questionem suas próprias atitudes e seus instintos de fazer as coisas certas, de onde será q vem esse instinto.Perguntem-se bem escondidinho num cantinho a vcs mesmos pq será q tds nós procuramos fazer o bem e se não fazemos(se formos pessoas corretas) nos sentimos estranhos, como se algo estivesse errado???

    Responder
    1. Cientista

      Ser honesto e fazer o bem é mais eficiente para a sobrevivência, mesmo individual, que o contrário. Existe uma burrice, associada à idéia oposta, que, curiosamente, está sempre ligada a pensamentos mágicos(divindades, espíritos, etc.). Os seres vivos formam um sistema em equilíbrio dinâmico(por vezes, perturbado, mas sempre tendendo ao equilíbrio). Uma tendência natural para desonestidade, por exemplo, perturba esse equilíbrio, e o subsistema formado pela sociedade humana tenderá a restabelecê-lo. Por outro lado, ateus tendem a ser mais eficientes para a própria sobrevivência(e para a dos outros, também), diminuindo a “potencial” necessidade de roubar para isso. Você deve perguntar aos sacerdotes porque eles “tomam” dos idiotas que os seguem.

      Responder
    2. Fernando Silva

      Uma Teísta,

      Se td acabar no momento da morte, pq ser honesto, pq fazer o bem, pq trabalhar(se pode roubar, dos idiotas teístas) se ninguém deve temer nada, já q não há mais nada depois da vida.

      Pergunte a você mesma: o que você faria se descobrisse que não existe Deus? Largaria a família, os amigos, o emprego e sairia por aí matando, roubando, transando com quem quisesse?

      Ou continuaria tudo como antes e apenas não perderia mais tempo com crendices?

      Nós temos sonhos, temos objetivos a alcançar, queremos ser estimados por nossa família e nossos amigos, queremos ser respeitados por nossos colegas, queremos viver uma vida longa e saudável.

      Será que conseguiríamos isto tudo se ignorássemos as leis e o respeito ao próximo?

      Responder
      1. Uma teísta

        Mas é justamente disso que estou falando.Esse medo que vocês têm de parecem ignorantes ou ingênuos por acreditarem em um Deus ou em uma Força Maior,ou numa Energia, etc…, faz com que não se questionem em relação a seus instintos de quererem ser bons de ter um laço muito forte com umas pessoas e com outras não, mesmo sendo ambas de sua família.
        Tudo isso são sentimentos que não podemos ir contra, são mais fortes que nós.Isso eu chamo de Deus, é a força que há dentro de nós nos levando a amar e a fazer o bem.Deus pode não ser algo “palpável”, cada um pode vê-lo de uma maneira diferente e interpretá-lo de uma forma diferente.Instintos não vêm do nada, tanto dos animais quanto os nossos, vêm de conhecimento anterior.No caso dos animais evoluem para sobreviverem e no nosso caso, que é o instinto moral, tem que vir de um conhecimento e de um aprendizado prévio.É assim que eu penso e sou feliz por estar vendo o mundo dessa maneira espero que a sua forma de ver o mundo te faça feliz.

        Responder
  41. Uma Teísta

    Será mesmo que não sabemos q há algo por trás da “morte”.Ou será que apenas não nos lembramos de uma forma concreta, mas nosso inconsciente guarda tais lembranças para nos dar essa sabedoria, até então não explicada.Pensem melhor!
    Pra quem estiver curioso, sou kardecista.

    Responder
    1. vanderlei

      Outro dia resgatei la no fundo do meu inconsciente a lembrança da minha vida como príncipe do Egito antigo (Espero que ninguém questione a minha vida de Realeza no passado – Aqui o pessoal tem mania de achar que fomos escravos no passado.), que maravilha era aquele lugar, tive a felicidade de conhecer Osíris, no episódio da briga com SET, onde Osíris desapareceu, tive o prazer de ficar com Ísis (que maravilha de mulher) todinha pra mim, não sei não, acho que Hórus é meu filho.

      Responder
    2. Carl Vaz

      Uma Teísta disse:
      Como ser contra o inexistente? E religiãoes??? Se deus é inexistente não há em que religar. Todos nós somos cidadãos acima de qualquer suspeita, trabalhamos , pagamos os nossos impostos, e fazemos tudo que qualquer cidadão acima de qualquer suspeita faz! Com efeito, a sua pergunta sobre ser honesto, verifica nos presídios o porcentual de ateus criminosos? Para sua surpresa não é digno de nota, ínfimo! Por ser a maioria dos ateus portadores de diplomas universitários e termos o privilegio de contarmos com os maiores cérebros do mundo, jamais deixaríamos de lado a ética e os bons costumes. Vivemos num mundo que o extinto de sobrevivência foi que conseguiu manter a conservação da espécie. Graças a nossa inteligência e não teidade alguma e, estamos conseguindo construir um mundo mais evoluído e, se não fora a religião já estaria bem melhor.
      Continua

      Responder
      1. Carl Vaz

        Continuação:
        Veja o mapa das guerras atuais e suas causas? Esteja certa amamos verdadeiramente e, não vivemos à custa de dízimos, ofertas e percentuais em negócios de terceiros, isto é apropriação indébita. Colaboramos com entidades filantrópicas, e com aqueles que sentimos merecedores de nossa ajuda, exclusivamente por amor ao próximo e não por recompensas após a vida! Querida nós vivemos em sociedade legalmente constituída e além do mais a maioria do mundo não professa seu cristianismo, será por quê? Por que cristo é apenas cópia de outros deuses solares, nunca existiu, se um personagem como aquele dos evangelhos houvera existido os escritores daqueles dias teriam deixado relatos minuciosos de sua vida. Por trás da morte? Morte não existe apenas transformações. E os átomos que formam nossas células não têm cérebro s para guarda qualquer lembrança.

        Responder
    3. Fernando Silva

      Uma Teísta

      Será mesmo que não sabemos q há algo por trás da “morte”.

      Não sabemos, mas alguns acham que sabem.

      Ou será que apenas não nos lembramos de uma forma concreta, mas nosso inconsciente guarda tais lembranças para nos dar essa sabedoria, até então não explicada.Pensem melhor!

      Não basta pensar, é preciso encontrar evidência.

      Pra quem estiver curioso, sou kardecista.

      Coragem, você vai superar esta fase. Talvez, se for boazinha, evolua para atéia na próxima reencarnação.

      Responder
      1. Uma teísta

        Não desdenhem da crença alheia por que neste momento, se me fosse possível, estaria gargalhando na sua frente por tamanha arrogância e falta de conhecimento.Vcs sim acham q são os donos da verdade.Pra que pensar desta maneira e deixar de estudar outras coisas??Ao invés de parar e achar q não existe nada além da morte e que não existe Deus, pq não busque um pouco mais.Te convido ao Kardecismo, é apenas um convite de uma pessoa que estuda para uma que quer apenas saber e não, descobrir. Se vc ainda não viu tudo nem estudou tudo. pq chegar a esta conclusão tão precipitada, aliás a uma falta de esperança e uma descrença tão precipitada.
        Estude, leia, não a bíblia, mas artigos e livros espíritas, são os que recomendo, antes de chegar a tais conclusões.Na minha doutrina apesar de talvez vc nem se interessar.É total e estimulada qualquer dúvida e diferença de pontos de vista, temos aulas onde questionamos o tempo todo sem medo de qualquer coisa que seja.Falamos de Big-bang, falamos …

        Responder
        1. Uma teísta

          continuando …
          falamos de Charles Darwin, falamos, de elétrons, prótons, neutrons, do fim da água no planeta, falamos até de extraterrestres e além de tudo isso temos a nossa interpretação do evangelho que não é igual dos evangélicos, dos católicos ou qq outro é uma interpretação de acordo com os nossos dias.Então não façam isso, não generelizem tudo e tornem todas as crenças ou religiões iguais.Estudem procurem se instruir e no dai em q vc ler e ver de td aí sim vc pode dizer q Deus não existe com todas as letras.

          Responder
          1. Mister B

            E por que a sua seria melhor que as outras? O quanto você sabe do que sabemos da sua crença? O Perce já foi espírita. Muitos deste site já foram.

            O ponto é: eu não acredito em nenhum deus porque não existe nenhuma prova de que ele exista. Não vou entrar em todas as religiões para tentar provar que ele não existe, até porque não é possível provar uma inexistência.

            Conhece a alegoria do bule de chá na órbita de Saturno, né? Eu posso alegar que ele está lá. Como você prova que ele não está?

            Eu acredito no que é real e pode ser provado. Se qualquer deus existe, por que eles não se fazem ser notados? Por que eles se escondem? Por que eles permitem injustiças? Onde eles estão para quem pede com toda a fé e não é atendido?

            Eu estudo, procuro me instruir e exatamente por isso não tenho crenças. Porque, como diz a frase: “A ciência não explicado tudo. A religião não explica nada”.

          2. Theodoro

            Fui espirita por 20 anos. Presenciei , em evangelhos, minha duas tias receberem meus avós,outros parentes distantes e desconhecidos…. as vezes alguns desconhecidos eram rudes, outras vezes amaveis, e tinha tbem sempre um cacique que nos visitava. Ahhhhhh,todos eles estavam mortos, ou desencarnados.

            Desde muito pequeno era arrastado para centros espiritas, fuim,massacrado com uma chuva de conceitos incoerentes.

            Pode parecer mentira mas com 12 anos eu já achava o livre arbitrio uma contradição só, a necessidade de encarnar e desencarnar para evoluir injusta, e achava que responder a quase tudo como má influência espirital uma desculpa esfarrapada demais.

            Eu abria os olhos durante as sessões com mediuns,eu me aproximava devagar para sentir alguma coisa, eutomava passe umas 3vezes e não consiguia sentir uma unica vibração diferente. Mas eu continuava a acreditar.

            Eu tinha um medo desgraçado de espiritos,e da transcendentalcensura que eles implicam em vc.

          3. Theodoro

            Afinal, espiritos estão em todos os lugares.

            Comecei a perceber, conforme eu crescia e aprendia, que nada que os espiritos diziam, nem os que minha tia recebia, ou qualquer um dos “trocentos” médiuns que eu conheci, pareciam grandes novidades.

            Nada novo,sempre as supostas “ameaças” de um fim eminente,senso que assim a bondade deveria ser feita agora, ou recado de parentes, o que eu quero dizer é , tudo o que é falado é de conhecimento humano. Não há o minimo trabalho em inventar essas coisas.

            Nunca um espirito encarnado em um médium relatou de fato um conhecimento além do nosso, nunca a solução e sempre a repetição de um problema conhecido.

            Ler os livros do Kardec em nada elucidaram qualquer um questionamento. É como ler Sitio do Pica Pau Amarelo e acreditar e considerar os livros como prova da existência de Sacis.

            Chico Xavierfoi outro que manipulou e inventou muita coisa. Na webmesmo chove foto de falcatrua dele.

          4. Fernando Silva

            Uma teísta,

            não generelizem tudo e tornem todas as crenças ou religiões iguais.

            Todas são iguais no sentido de que afirmam coisas sem provas.

            Estudem procurem se instruir e no dai em q vc ler e ver de td aí sim vc pode dizer q Deus não existe com todas as letras.

            Já estudamos. O que você estudou a mais do que nós?
            Ou “estudar” significa “ler e acreditar” ?

            Ou você vai dizer, como muitos espíritas, “estudou, mas não entendeu nada” ?

    4. Alenônimo Autor do post

      Será mesmo que não sabemos q há algo por trás da “morte”.

      Deixa eu conferir aqui com a minha equipe de pesquisadores científicos.

      Hmmm…

      Tem razão. Sabemos o que tem por trás da morte. Nada. Não tem nada por trás da morte.

      Valeu pela dica.

      Responder
  42. Perce Polegatto

    Uma Teísta: Será mesmo que não sabemos q há algo por trás da “morte”.Ou será que apenas não nos lembramos de uma forma concreta, mas nosso inconsciente guarda tais lembranças para nos dar essa sabedoria, até então não explicada.Pensem melhor!

    No meu caso, é o seguinte: não tenho como afirmar a mim mesmo que algo existe ccom certeza após a morte individual, porque não há, até onde sei, nenhuma evidência disso. O outro ponto é: se eu gostaria ou não que houvesse esse algo. Claro que eu gostaria, pois isso seria um desdobramento de meu instinto de preservação, ou melhor, não pretendo morrer. Mas daí a escolher acreditar só porque a ideia me satisfaz é outra coisa.
    Na prática, é a mesma posição com relação a qualquer crença: gostaria muito de encontrar Iemanjá sobre as ondas. Mas…
    Abraços.

    Responder
    1. Uma teísta

      Perce Polegatto:
      “Peça para algum de seus amigos fieís lhe explicar como funciona a seleção natural. Ou a origem dos elementos químicos. Ou a cronologia histórica das civilizações. Faça esse teste você mesma.”
      N minah Doutrina não nos é negado o quetionamento, de forma alguma muito pelo contrário, só é estimulado.Falamos de Charles Darwin, falamos atração de elétrons, da criação dos elementos químicos, do fim da água no planeta, falamos até de extraterrestres e além de tudo isso temos a nossa interpretação do evangelho que não é igual dos evangélicos, dos católicos ou qq outro é uma interpretação de acordo com os nossos dias que não é que seja melhor que outra qq é apenas a q mais se encaixa no nosso (Kardecista) modo de pensar.Então não façam isso, não generelizem tudo e tornem todas as crenças ou religiões iguais.Estudem procurem se instruir e no dia em q vc ler e ver de td aí sim vc pode dizer q Deus não existe com todas as letras.E dizer q todas as religiões são iguais.

      Responder
  43. Perce Polegatto

    Algo que pensei em seguida: mesmo admitindo-se essa continuidade da vida (espiritual é a palavra, não é?), não haveria um deus, um senhor, um “imperador” do universo, poderia ser como os budistas pregam, também dá certo. Resumindo: mesmo assim, não haveria um deus.

    Responder
  44. Perce Polegatto

    Uma teísta: Goataria de saber se vcs são contra Deus ou sobre as religiões?

    Posso responder? Não, não sou contra nenhum deus, porque os deuses são figuras mitológicas, não faz sentido eu ter algo contra ou a favor de algo que só funciona em nossa imaginação. Só no cinema eu poderia ser contra o Capitão Gancho ou o Darth Vader. São inventados por nós, como podemos considerá-los fora disso? Para compreender melhor, pergunte a si mesma se você tem algo contra Iemanjá ou contra Vishnu.
    Religiões: sou contra ensinar as crianças com lendas como se fossem verdades. Isso prejudica o desenvolvimento da razão, o aprendizado na escola e cria preconceitos contra as outras religiões, já que todas se consideram verdadeiras. (Até hoje se evita ensinar a seleção natural darwiniana na escola, por “medo” de ofender alguma religião. Estamos no século 21, não no século 15.)

    Responder
    1. Uma teísta

      Na minha doutrina não dizemos que nossa religião é a melhor, nada disso.Dizemos apenas que fazer o bem ao outro e praticar a caridade te leva a evoluir e se tornar um espírito cada vez melhor.Não ligamos “salvação” a religião ou a doutrina alguma.
      Deus não é uma figura, não podemos dizer o q é ou quem é Deus.O que não podemos negar é que um mundo tão perfeito e tão em harmonia, a não ser pelas mãos do homem, possa ser criado ao acaso e q até na Teoria da evolução, haja uma inteligência maior comandando tudo.Pq evoluir, como caminhar para a direção certa?Essa harmonia é essa força, que leva tudo a dar certo, é explicada pela existência de Deus.Instrua-se, conheça outras coisas, outros pontos de vista, ao invés de só criticar.

      Responder
      1. Fernando Silva

        Uma teísta

        Dizemos apenas que fazer o bem ao outro e praticar a caridade te leva a evoluir e se tornar um espírito cada vez melhor. Não ligamos “salvação” a religião ou a doutrina alguma.

        Isto é uma religião. É uma doutrina.

        O que não podemos negar é que um mundo tão perfeito e tão em harmonia, a não ser pelas mãos do homem, possa ser criado ao acaso e q até na Teoria da evolução, haja uma inteligência maior comandando tudo.

        Onde está essa perfeição e harmonia, que eu não estou vendo?
        Estamos cercados por doenças, sofrimento, violência e morte.

        Instrua-se, conheça outras coisas, outros pontos de vista, ao invés de só criticar.

        Já fizemos isto. Não ficamos convencidos.
        E não encontramos evidências.

        Responder
  45. Perce Polegatto

    (continuando a reposta a Uma Teista)

    Sim, trabalho, tenho família, meus filhos estudam. Isso não tem nada a ver, absolutamente, com a existência de seres mágicos. Acho que, com esta resposta, você é que deve questionar sua crença, suponho.

    Responder
    1. Uma teísta

      T recomendo um livro de Chico Xavier.E se vc gostar de ler, leia “O q é o espiritismo” e logo em seguida “O livro dos espíritos” ambos de Allan Kardec.Nos dois, em especial no segundo, há muitas perguntas e respostas, literalmente, se depois de vc ler os dois livros continuar a pensar desta maneira, nunca mais irei te importunar.Nunca havia me interessado por religião alguma(tenho 27 anos e sou Médica Veterinária formada, sempre estudei em bons colégios inclusive os Católicos, já q vcs acham q apenas os mal instruídos têm religião) até me deparar com esta doutrina.E ela é recomendada aos q têm dificuldade de acreditar em algo, por ela responder a muitas questões e não se amedrontar com qq questionamento.Não reprimimos ninguém, estimimulamos o esclarecimento e a fé se dá neste caminho de instrução, por incrível que pareça para vc.Meu papel não é, aqui, te converter, longe de mim.Estou apenas querendo te mostrar que às vezes não acreditamos ou não sabemos pq não lemos o suficiente.

      Responder
  46. Mister B

    Não vou colocar um deus para explicar minhas dúvidas. Porque tem algo importante: se eu colocar um deus para explicar o que não sei, crio outro problema. Eu tenho que provar que esse deus existe. Ou seja, além de ter que explicar de onde algo veio, ainda tenho que explicar de onde esse deus veio.

    Melhor é dizer: não sei e talvez nunca saiba.

    Responder
  47. Uma teísta

    Te recomendo algum livro de Chico Xavier.
    E se vc, realmente, gostar de ler, leia “O q é o espiritismo” e logo em seguida “O livro dos espíritos” ambos de Allan Kardec.Em ambos, em especial no segundo, há muitas perguntas e respostas, literalmente, se depois de vc ler os dois livros continuar a pensar desta maneira, nunca mais irei te importunar.Nunca havia me interessado por religião alguma ( tenho 27 anos e sou médica veterinária formada, sempre estudei em bons colégios inclusive os católicos, já q vcs acham q apenas os mal instruídos têm religião) até me deparar com esta doutrina.E ela é recomendada justamente aos q têm dificuldade de acreditar em algo, por ela responder a muitas questões e não se amedrontar com qq questionamento.Não reprimimos ninguém, estimimulamos o esclarecimento e a fé se dá neste caminho de instrução, por incrível que pareça para vc.

    Responder
    1. Carl Vaz

      Uma teísta
      Enquanto crente buscava encontrar a verdade, fui cristão, católico, protestante e finalmente espírita. Li os livros de Kardec, e de Chico Xavier, Há dois mil anos, Cinqüenta anos depois, Sexo e destino e Nosso Lar. Li, também, Exilados de capela, Memórias de um suicida, entre outros. Não existe evidência da existência de deus, a próprio desequilíbrio universal, a imperfeição e o sofrimento de todos os seres são suficientes para comprovar a inexistência, você dirá que o sofrimento é para resgatar dividas pretéritas, e a dos animais irracionais? E as dos primeiros racionais? Se para evoluir tem que sofrer, onde fica a justiça? Se não existe justiça, não existe perfeição, logo não existe deus.

      Responder
      1. Uma Teísta

        Claro que para evoluir temos q sofrer, mas sofrer não significa sofrer apenas fisicamente.Há o sofrimento da renúncia e da tentativa de agir diferente consigo mesmo e com os outros.O q tb não é fácil, todos sabemos.
        Se fosse fácil todos seríamos evoluídos, nosso mundo seria outro, com pessoas muito melhores, caridosas, honestas e gentis.Seríamos felizes.
        Mas não é…Aqui só se preocupam em ganhar dinheiro,coisas materiais, etc, etc… e sempre querem isso para si nunca para os outros.Aqui só a lei do egoísmo impera, e vemos claramente, que esse não é o caminho.E isso significa sim sofrimento, sofremos pq nos importamos com o q não devemos, nos importamos com o material e sempre com o nosso material.Vc não acha q, se nos importássemos mais com o outro, com os sentimentos do outro e menos com os nossos, com as nossas coisas, ou se pelo menos nos importássemos um pouco mais com o outro e um pouco menos conosco.O mundo não seria diferente.E isso é fácil?Sofrimento tb é isso.

        Responder
        1. Uma Teísta

          A justiça está aí na sua frente todos os dias.
          Se uma mãe abandona uma filha e esta filha se transforma em uma viciada e depois esta filha vai “perturbar” a mãe e esta mãe se sente injustiçada por ter q cuidar de um ser tão “feio” destruído moralmente e ainda por cima tendo q cuidar dos filhos desta filha.-Esta é uma história verídica-.Será mesmo q é uma injustiça com essa mãe??Ela se sente revoltada com essa situação, por incrível que pareça.Mas claro q não é injustiça e sabemos disso, vemos isso claramente.Então pronto às vezes fazemos coisas ruins e nem lembramos(nesta vida mesmo) e mais tarde outras coisas ruins acontecem a nós, às vezes coisas q nós mesmos provocamos e aí está a justiça.Sim, justiça.Esse é o nome que eu dou.Pra mim td é justificado e td o q fazemos de ruim tem sim que ser “pago”, não por ninguém, mas por nós mesmos.É assim que se aprende.Se vc errar vc vai ter um castigo, na sua casa, no seu trabalhoe vai procurar não errar de novo, é assim q funciona.É lógico.

          Responder
          1. Uma Teísta

            Mas vc não deve ver isso como uma punição de Deus, eu não vejo assim.Deve ver como uma semente q vc plantou e agora está colhendo os frutos amargos.
            Jesus há muitos anos já falava nisto.Esse é o caminho.Não precisa ser muito esperto pra enxergar q fazendo o mal vc irá, algum dia, colher tal fruto, assim como o contrário é verdadeiro, fazer o bem nem q seja só por um sorriso é algo gostoso e prazeroso.E se ele enxergava tal caminho a tantos anos, veio até nós para tentar nos alertar e até agora não aprendemos.É pq não é fácil.É pq sabemos q iremos nos sacrificar e sofrer um pouco para agir desta maneira.Mas é só desta maneira q iremos melhorar este mundo onde vivemos.E é nisso q eu acredito.Como eu acredito nos ensinamentos d Jesus e como Ele veio ao mundo em nome de Deus eu acredito em Deus.Fora os outros tantos motivos pelos quais acredito, este é apenas um deles.

          2. Theodoro

            Nâo,não…vc acredita pois não sabe pensar, então seu limite é esse. O resto é consequência.

            Qualquer pessoa com um pingo de bom senso sabe que seus atos abrem precedentes. Se vc agride será agredido, se vc acaricia será acariciado.

            O seu texto é um tanto quanto confuso,não entendi quem estava sofrendo ou sejá lá o que vc asneirou.

            Faça um teste, na próxima vez que participar de um evagelhoe um médium for encorporado por um espirito, pergunte a esse espiritos qual a cura para a AIDS, ou a solução do teorema de Flemming.

            Em outras palavras, perguntar se está tudobem,ou outras baboseiras humanas fica facil para o médium auto-induzido responder, agora experimente fazer perguntas que o nosso conhecimento de agora ainda não achou respostas.

            E mais uma vez se lembre: Vc acredita em algo que é amparado pela credulidade,não pela lógica oupelo racionalismo.

            Não se sinta superior, no egito e na grécia já existiam os Oráculos.

          3. Uma Teísta

            Quem disse q me sinto superior???Pra vc tudo é baboseira alheia, vc é extremamente arrogante, converso com vcs com respeito e espero o mesmo, se for possível.O texto não é confuso, vc q só entende o q quer entender agora vejo pq é tão difícil pra vc saber algo sobre uma força maior do q vc, pq é tão difícil aceitar algo q não está ao alcance rdículo de suas mãos. E ao contrário do que vc pensa o limitado é vc q só enxerga até meio metro a sua frente.Vejo q é uma pessoa revoltada e talvez até infeliz.Se esse tipo de conhecimento me leva a ser alguém igual a vc jamais o vou querer em minha vida.

          4. Uma Teísta

            Ahh vc quer td d mão beijada, né…Quer a cura da AIDS, a resolução de um Teorema até então sem solução.Vc acha mesmo q é assim q funciona??
            Espíritos q são superiores não se permitem serem testados por alguém q pensa como vc.Assim como vc não se permite ser testado por mim, mesmo sem me ser superior.Td q é conseguido com facilidade não é valorizado.
            Td q seu filho t pede vc dá de mão beijada, td q ele quer vc compra ????
            Se faz isso deve saber q é a pior forma de se educar alguém.
            E se não faz, é pq sabe q não se educa ninguém assim, não é???Então, pois é, se vc tem consciência disso q é tão inferior, imagine outros muito mais evoluídos q eu e vc.

          5. Theodoro

            Ahuahauhaua

            Espiritos evoluidos se recusam a serem provados ? que ótima fuga.

            Queria poder fazer isso nas provas tbem.

            Afinal,se eles querem que as pessoas acreditem neles, e sigam os seus conceitos, que melhor forma de se fazer isso senão deixandobemclarosua existência e seu propósito?

            O livre arbitrio ? sim o livre arbitrio…que se seguido a risca é imune a qualquer julgamento, já que somos livres para optar.

            Eles não respondem esses questionamentos pois não sabem a resposta, não existem espiritos, é o médium falando,é omédium respondendo de acordocom aquilo que ele conhece. Por isso não adianta vc perguntar o que está além do conhecimento dele.

            É como tentar fazer alguma pergunta sobre biologia,quimica oufisica para vc…vc responderá que foi Deus e pronto,pois foi ensinada a ser preguiçosa.

          6. Theodoro

            Quandose esgotam os pseudoargumentos começa a sessão de psicologia onde teistas acusam ateistas de serem infelizes.

            Além de infundado é injusto. Mas mesmo que fosse verdade, não faria do teismo algo bom ou verificavel.

            Eu não entendi, ou não tinha entido o motivo,de seu texto que começa com uma tentativa de explicar o porq de espiritos encarnados alegarem que ofim está próximo. Que asneira.

            Todo espirito que vem ao médium ,ao oráculo, pajé, guru ouseja quem for sempre fala a mesma coisa. Desde os tempos mais antigos.

            É como vc comparar os avistamentos de OVNIs de hj com o avistamento de bruxas no século passado.

            Li e conheço toda (os 3) obra de Kardec, li e vi Xavier, li algumas coisas do clã Gasparetto tbem (argh).

            Nada é amparado pela evidência, o que se ve é somente uma extrema necessidade de acreditar por quem le e enganar por quem escreve.

            Tenho nojo do falso altruismo espirita, que só faz porq prometeram evolução para o espirito DELE se fizesse.

          7. Mister B

            Pronto, estava demorando… :)

            Acabaram os argumentos racionais(que nem entraram na discussão, aliás) e começou o “vocês não entendem”. Simplesmente ignora que a maioria dos ateus já foram religiosos, já tentaram buscar “força maior”, entregaram-se, acreditaram e por fim sofreram por verem as contradições e as explicações completamente sem sentido que as religiões dão à realidade.

            Começa isso do “limitado”, “infeliz”, “revoltado”, simplesmente porque não concorda contigo. E olha só, mais importante: nós não acreditamos no que você acredita porque aceitamos dar um passo além e questionar coisas simples, como: “de onde vem os espíritos”, “O que são espíritos”, “existe uma fábrica de almas para atender o crescimento da população, já que em algum momento novas almas tem que ser criadas?”, “não existem outras explicações para a mediunidade?” E por aí vai…

          8. Uma Teísta

            Não é pq ele não concorda é simplesmente pela forma com q ele está falando comigo, isso não foi dirigido a vc.Não tome como seu algo q não é.Assim como existem muitos tipos de espíritas, há muitos tipos de ateus, sei disso.E usei sim palavras ligadas a fé.Eu acredito, se vc não acredita é um direito seu.São argumentos.Assim como, com os meus eu não provo a existência de Deus, com os seus vc tb não faz o contrário.Então cada um com os seus argumentos.

          9. Mister B

            Por isso que existe um link “Responder” em cada mensagem. Você jogou a mensagem para todo os comentários, não foi algo dirigido.

            Mas fé não é um argumento. Aliás, é um argumento não válido, já que não tem provas. Vou fazer uma alegação: Kardec após morrer encarnou na figura do Saci Pererê, daí muitas pessoas dizerem te-lo visto nas florestas brasileiras. Ele quer ficar incógnito e porque não nascer como furtivo Saci?

            Pronto. É isso. Provas? Não, não tenho, mas você tem que acreditar, já que eu recebi uma revelação do próprio Saci, quando o peguei usando uma garrafinha.

            Eu não acredito porque não existem PROVAS. Prove que existem espíritos. Prove que tudo o que Kardec disse é verdade. Se fosse verdade mesmo, você nem precisaria estar aqui discutindo aqui conosco, já que todos saberiam (o que é MUITO diferente de crer). Mas como você PRECISA acreditar em algo e essa crença faz mais sentido pra você do que outras, você ignora as demais religiões e deuses.

          10. Mister B

            Fé não é um argumento. Aliás, é um argumento não válido, já que não tem provas. Vou fazer uma alegação: Kardec após morrer encarnou na figura do Saci Pererê, daí muitas pessoas dizerem te-lo visto nas florestas brasileiras. Ele quer ficar incógnito e porque não nascer como furtivo Saci?

            Pronto. É isso. Provas? Não, não tenho, mas você tem que acreditar, já que eu recebi uma revelação do próprio Saci, quando o peguei usando uma garrafinha.

            Eu não acredito porque não existem provas. Prove que existem espíritos. Prove que tudo o que Kardec disse é verdade. Se fosse verdade mesmo, você nem precisaria estar aqui discutindo aqui conosco, já que todos saberiam (o que é muito diferente de crer). Mas como você precisa acreditar em algo e essa crença faz mais sentido pra você do que outras, você ignora as demais religiões e deuses.

          11. Mister B

            E antes de Jesus, Confúcio já falava disso. E antes de Jesus, os gregos já falavam de quase tudo que ele já falava. E antes de Jesus, outros deuses-sóis vieram a terra de uma virgem e foram sacrificados para remissão dos erros humanos.

            Você pode acreditar. Isso pode ser motivo para você acreditar. Mas não é um argumento válido para comprovar a existência de um deus.

            Causa e efeito, paraíso, inferno, tudo isso já existia antes do cristianimos que, no fim, é só uma colcha de retalhos formada a partir do Judaísmo, incorporando pedaços de todas as crenças e seitas da região. Como o Theodoro disse, falta dar aquele passo além que nos permite ser céticos e não acreditar em qualquer coisa pelo simples fato de acreditar.

          12. Uma Teísta

            Sei q antes de Jesus vieram outros, mas isso não tira o mérito de nenhum deles.Até pq na doutrina que estudo muitos podem significar um só.Jesus pode ter reencarnado muitas vezes trazendo sempre as mesmas ou mensagens parecidas.
            O Deus q sacrificava, o de Moisés, só foi melhor compreendido quando na fase de Jesus, este explicou em forma, principalmente, de parábolas, Deus sendo uma “figura” disposta a amar e nunca a castigar, já q esta mensagem poderia ser melhor entendida naquele momento e hoje com o advento do espiritismo podemos ver Deus e o universo por uma nova óptica, uma forma de ver q agora nos é permitida por estarmos prontos para tais ensinamentos.Da mesma forma q não se pode ensinar análise sintática a um analfabeto.Não podíamos e não podemos ainda ter certos tipos de conhecimento, já q não saberíamos lidar com eles, não nos seríam úteis.

          13. Uma Teísta

            Agora alguns ensinamentos podem ser revelados, está mais ao nosso alcance.Aprendemos q o espiristismo precisava primeiro da evolução da ciência, para que muitos “fenômenos” fossem explicados, para q pudéssemos explicar algumas coisas q nos são reveladas pelos espíritos, coisas estas q não seríam palpáveis há alguns anos atrás.É assim q, para mim, funciona.

          14. Theodoro

            Affffffffff

            Que comodo.

            O conhecimento não assusta,o conhecimento esclarece.

            Então os espiritos não poderiam ter ensinado como tratar os doentes durante a peste negra?

            Depois a ciência a muito custo descobre,e os espiritos começam a falar o mesmo ?

            Como eu disse,o que os espiritos falam é de conhecimento humano,pois o que é falado é falado por humanos auto induzidos.

            Vc não percebe pois acredita cegamente, e não percebe tbem como torna essa sua vida ,que é unica, mediocre se esmerando na hipotese que terá outras chances.

            Vou te responder como respondo as minhas tias: A tentação é boa , eu tbemgostaria de acordar e ver que tenho a chance de aprender eternamente,viver eternamente com aqueles que eu amo…mas no fundo,bem analisado, isso não tem a minima lógica é só um meio de fazeras pessoas acreditarem.Tentando-as.

          15. Theodoro

            Reparou que vc traça as conclusões antes de ter alguma prova ?

            Faça o inverso,consiga provas e só depois conclua alguma coisa.

          16. Uma Teísta

            Vc é muito ofensivo, acho q nem sabe o q significa livre arbitrio.rs…
            Como vc explicaria Chico Xavier q tinha um nível parecido com o nível médio de hj, escrever tantos livros, escrever apelidos usados intimamente, nas cartas dirigidas para as famílias q estávam em suas reuniões e ainda por cima não receber nenhum dinheiro por suas obras???Qual era seu objetivo.Ganhar dinehiro, não era.

          17. Theodoro

            Que coitada.

            Isso já foi feito na TV, em um monte de lugares, já desmascararam milhares de pessoas assim, mas ainda existem estupidos querendo avidamente acreditar nisso.

            Como eu disse, Xavier recebia royalites pelos livros, que eram psicografados,logo não eram dele.

            Até hj o filho adotivo dele briga na justiça por esse dinheiro contra antigos seguidores.

          18. Theodoro

            Sua patologia é pior do eu pensava.

            E o unicórnio? entra aonde ? kkkkkkk

            vc mistura cristianismo com espiritismo,se vc soubesse o minimo de Kardecismo saberia porq muitos espiritas se irritam comgente como vc.

            Só para te esclarecer, a biblia é 90% incoerente e mentirosa, e jesus, esse biblico,nunca sequer existiu.

          19. Fernando Silva

            Uma Teísta

            Mas vc não deve ver isso como uma punição de Deus, eu não vejo assim.Deve ver como uma semente q vc plantou e agora está colhendo os frutos amargos.

            Não plantei nada. Nasci inocente. Se você já nasceu culpada, o problema é seu.
            E se foi Deus que criou o mundo organizado deste jeito, então a culpa é dele.

            Ele poderia ter feito diferente, mas fez assim. Porque quis.

          20. Uma Teísta

            Não foi pq quis, não questione.Vc não podería questionar Albert Einstein, então como quer questionar Deus.Não seja arrogante achando q sabe td só pq não entende, ou não encontra perguntas.

          21. Theodoro

            Eu questionaria Einstein acerca da biologia e fisiologia tranquilamente, não o faria em fisica,claro.

            E o que tem isso com aquilo?

            Nós não podemos questionar, então como evoluimos ? Aceitando somente a palavra de gente má instruida, ignorante e muitas vezes burras mesmo ?

          22. ToNyDeAtH

            Todos podem ser questionados.

            E deus não se enquadra fora disso.

            Se não nós para questionarmos a existencia de seres imaginarios, quem seria capaz?

            Chico? Zebra? Saci?

            Volta de onde saiu que o mundo é perturbado. CHUTA que é MACUMBA…. GOOOOLLLL

          23. Fernando Silva

            Uma Teísta,

            Não foi pq quis, não questione.

            Deus não fez o mundo assim porque quis? Mas ele não é o todo poderoso? Há algo mais poderoso que ele?

            Vc não podería questionar Albert Einstein, então como quer questionar Deus.

            Por que eu não posso questionar Einstein?
            Por que eu não posso questionar Deus?

            Não seja arrogante achando q sabe td só pq não entende, ou não encontra perguntas.

            Como eu vou encontrar respostas se não questionar?
            Ou eu tenho que aceitar tudo o que é absurdo sem discutir?
            Quem lhe garante que Deus é bom e justo?

    2. Mister B

      Não adianta. O que significa empatia pra você?

      Primeiro, você não sabe o que sabemos da tua religião para sugerir que leíamos os livros dela. E se já tivermos lido, como bem disse o Carl Vaz?

      Segundo, não preciso ler todos os livros de uma ou de todas as religião para ter certeza que não acredito em deus. Entenda: não aceito mais quaisquer figura mitológica ou tentativas de justificar a realidade baseada em coisas que não podem ser provadas.

      Não sou apenas ateísta, mas também cético. Não vejo provas da existência de alma, espírito ou o que quer que seja.

      Eu, pessoalmente, acho que as pessoas são religiosas por falta de instrução, sim. De chegar ao ponto de ter coragem e dizer: “Não, isto não faz sentido”. De tentar aprender além do que as religiões pregam.

      E fica a sugestão de novo: pense porque você não acredita nas outras religiões e crenças e você vai conseguir entender porque não cremos no que Kardec diz.

      Responder
  48. Perce Polegatto

    Uma teísta: E se vc, realmente, gostar de ler, leia “O q é o espiritismo” e logo em seguida “O livro dos espíritos” ambos de Allan Kardec…

    Já li “O livro dos espíritos”, o outro não. Quando li, eu acreditava. Sempre se resume nisto: você tem que acreditar. Não há como demonstrar. E, olhe, como eu disse antes, mesmo que fosse verdade, nada disso remete à existência de um deus. Esse foi um processo que eu vivi individualmente. Eu acreditava que eu tinha um espírito, imortal. E que todos eram assim, como eu. Aí, Teilhard de Chardin: os outros seres vivos também. Faz sentido. Por que seria eu o privilegiado, não o pernilongo que eu acabei de matar?

    Responder
    1. Uma Teísta

      Como assim, não há como demonstrar?Vc diz isso de Deus ou da existência espiritual?Não entendi.
      Desculpe-me pela pergunta, talvez, indiscreta,mas: o que fez vc a pensar desta maneira?Mesmo depois de ter conhecido a Doutrina Espírita, q é tão elucidativa, ao meu ver.
      E respondendo a tua pergunta os seres, tais como: minerais, vegetais e animais “inferiores” tem sim espírito.Mas é diferente do nosso e não estão a mercê das leis de carma e causa e efieto, já que não estão ainda (se assim pode-se dizer) na fase de “julgamento” moral.
      Obrigada pelas respostas.
      Abraços.

      Responder
      1. Theodoro

        “E respondendo a tua pergunta os seres, tais como: minerais, vegetais e animais “inferiores” tem sim espírito.Mas é diferente do nosso e não estão a mercê das leis de carma e causa e efieto, já que não estão ainda (se assim pode-se dizer) na fase de “julgamento” moral.”

        Affffffffffffffffffffff

        Isso é elucidativo?

        Qual compravação vc tem para isso?

        Vc é comoqualquer teista que se apega na palavra de um livro incoerente.

        ANimais são inferiores ? que arrogante!

        nem vou me dar otrabalho de responder mais nada…

        Vá estudar.

        Responder
        1. Uma Teísta

          Coloquei entre aspas não foi a toa, “inferiores”.
          Claro q é inferior eles não “raciocinam”, da mesma maneira q nós, eles não têm consciência de si.
          Eu já estudo, mas estudo algo diferente de vc.Não vou mais postar para vc, acho q cada um tem o direito de pensar como quer e ao meu ver está se sentindo ofendido.Meu objetivo aqui é como já disse:-aprender um pouco a ter argumentos, para conversar como alguém como vcs, com a crença ou descrença q vcs têm.Tenho uma pessoa em minha família a qual está agindo de forma destrutiva consigo mesma depois q deixou de acreditar em Deus.E isso me faz pensar q posso tentar “ajudar”(pq no caso dela é ajuda), já q ela não estuda sobre o assunto e o fato de estar pensando assim está fazendo com q se afaste do mundo. Estou “usando” vcs um pouco, para tentar me aproximar dela com alguns argumnetos para propostas q ela possa levantar.Não quero ofender ninguém.Apenas abrir uma discussão saudável e nem um pouco opressiva.Debate de idéias.Só isso.

          Responder
      2. Carl Vaz

        Uma Teísta
        Como assim, “minerais, vegetais e animais “inferiores tem sim espírito… na fase de “julgamento” moral”. Não a dúvida que os as plantas necessita dos minerais e que os animais necessitam se alimentar das plantas, salvo os carnívoros. Na fase de alimentação nós assistimos a vida sobreviver da própria vida, às vezes com requintes de crueldades, veja um gnú ser comido por um leão, pedaço por pedaço, ainda, em vida. Onde está o deus de amor e justiça que na sua: onipotência, onisciência e onipresença, em permitir tamanho sofrimento e dor? Como disse acima, sem justiça, sem perfeição, portanto sem deus.

        Responder
        1. Uma Teísta

          Vc não sabe o q é justo pra vc, muito menos para um animal.Quero ver se vai achar justiça e se conformar com tudo.Se um professor reprova um aluno ele sempre fica com raiva do professor, mas esquece q foi ele q não estudou.Se vc conseguir se conformar com as coisas ruins na sua vida, quando enxergar q foi vc o causador delas, já será meio caminho andado.Só quero ver enxergar.A justiça com os animais não funciona da mesma forma q para nós.E não pense vc q só pq não é um leão, vc é melhor do que ele neste sentido de justiça.Trabalho em frigorífico e vejo como um boi ou ave sofrem para morrer.Será q vc deixaria de comer um frango por causa do seu sofrimento ao morrer?Ou vc não se acha justo a esse ponto? Veja se vc sabe o q é ser justo 1º.Mas não questione Deus e muito menos o leão.Se é fácil assim comece vc a fazer diferente.Mas não é assim q funciona, não torne td tão simples.

          Responder
          1. Theodoro

            Como vc consegue escrever tanto e não dizer nada ?

            Para um deus imcompreensivel como esse tal Deus, vc o compreende demais.

            Larga a mão de ser ignorante e vá estudar.

          2. Carl Vaz

            Uma Teísta
            Por incrível que possa parecer sei muito bem o que justo e injusto. E num mundo, se é que houve um planejador, em que a vida se alimenta da própria vida, e, diga-se de passagem, com requintes de crueldade, é por que essa justiça é por demais poética. Sei também que se o professor ensinou e o aluno não aprendeu é porque o professor não soube ensinar, não soube despertar no aluno o interesse e a sede do conhecimento. Jamais devemos nos conformar com coisas ruins, devemos sim estudar e aprender como tornar o nosso mundo melhor e sem dor e sofrimento, Quem me dera não poder alimentar da vida vegetal e/ou animal, não posso viver de luz, o que fazer? Não questiono, deus não existe. Questiono apenas a estupidez humana em acreditar em seres sobrenaturais e querer ter uma justificativa para eles, mesmo por mais estapafúrdia que ela seja.

          3. Uma Teísta

            É muito fácil justificar seus erros pondo a culpa em outrem.Não se esqueça q um dia vc pode ser o injustiçado.Sim devemos sim nos conformar com coisas ruins.Ás vezes o q t parece ruim mais tarde depois de: horas, dias ou até anos, descobre q não era tão ruim assim.Como no caso d vc perder um ônibus ou um avião, e vc ficar p. da vida, e este se envolver em um acidente sem sobreviventes.Nem sempre sabemos d fato o q é bom ou ruim para nós ou para os outros, tem coisas q estão fora do nosso entendimento.Não podemos ser tão arrogantes e pensar q somos os donos da verdade e q temos idéia, sempre, do q é bom ou ruim.Não é ser estúpido e nem acreditar em seres sobrenaturais, não estou colocando apenas, Deus, em pauta estou colocando todas as outras coisas q vcs dizem conhecer tanto.Como por exemplo o senso de justiça.

          4. Theodoro

            Acreditar em deuses pode não ser estupido,achar que o universo avança concomitantemente a nossas escolhas, que deuses premiam nossos atos,punem outros e etc…isso é estupido.

            Nâo sabemos se uma coisa é ruim, como no caso de perder o avião e esse cair,mas tbem não sabemos se é boa, uma coisa ruim pode originar uma consequencia boa.

            Somos ainda “ignorantes”,todos nós….mas a unica ferramenta que é capaz de nos tirar disso é a ciência. Tudo o que temos devemos aos avanço desta.

            Enquanto alguns dizem : “Minha fé é inabalavel”, a ciência diz: “Tentem abalar meus conceitos,tentem me corrigir,porfavor façam isso!!”

            Mas comovc disse, 1/2 domundo acredita sem provas por meiode lavagemcerebrale doutrinação,que vem desde a infância com o apoio da midia,politica e etc.

          5. Fernando Silva

            Uma Teísta,

            Não podemos ser tão arrogantes e pensar q somos os donos da verdade e q temos idéia, sempre, do q é bom ou ruim.

            Então como é que os crentes afirmam com tanta certeza que Deus é bom e justo?
            E se ele for um monstro e estiver nos enganando?

            Qual a diferença entre a ação de Deus e a ação do acaso?

  49. Perce Polegatto

    Uma teísta: Em ambos, em especial no segundo, há muitas perguntas e respostas…

    Sim, eu sei. Mas as repostas são dadas pelo autor do livro. E outra: há respostas demais e muitas delas são apenas consoladoras, não explicativas.
    Uma Teísta, não se trata de você me importunar nem eu importunar você, nada disso, mas eu gostaria de lhe propor esta ideia: poderíamos ser todos espíritos habitando um universo espiritual etc e não haver nenhum criador. Você já pensou nisso? Por que não seria possível?
    Abraços.

    Responder
  50. ToNyDeAtH

    Não briguem com o Perce vocês não sabem o que ele passou.
    Conhecer o Perce pra mim é uma honra. O conheci na prisão. Éramos companheiros de cela. Aprendi várias coisas com ele e lhe sou muito grato até hoje. Nos intervalos de trabalho voluntário que fizemos para diminuir nossa sentença ele me ensinou francês, lógica, história romana e artes. Devo grande parte de minha erudição a este nobre malandro. Meu único arrependimento dos tempos de carceragem é por não tê-lo ajudado nos momentos de coação sexual. Os outros presos se aproveitavam de sua fragilidade e inocência para forçá-lo a fazer coisas que ele antes fazia apenas por opção. Mas enfim, são águas passadas… Fico feliz de ver que ele superou toda aquela violência… Um abraço irmão!

    Responder
    1. Carl Vaz

      ToNyDeAtH
      Não se esqueça, há pessoas que freqüenta esse site que vão pensar que você diz é verdade! Tal coisa é altamente discriminatória e machuca profundamente quem é o objetivo da brincadeira, e sinceramente, não existe nada pior que a gente sentir atacado diretamente em nossa honra.

      Responder
      1. ToNyDeAtH

        Não acho que o Perce se sentiu machucado.

        Até por quê. O Perce é guerreiro da velha guarda.

        O Perce já foi investigado pelo FBI. E sabe muito bem que estamos aqui na terra por causa do Spoock.

        Responder
  51. Theodoro

    “Desculpe-me pela pergunta, talvez, indiscreta,mas: o que fez vc a pensar desta maneira?Mesmo depois de ter conhecido a Doutrina Espírita, q é tão elucidativa, ao meu ver.”

    Elucidativa como?

    Não há nenhuma prova,nenhuma evidência …e todos os conceitos mediunicos são plausivamente explicados pela neurologia.

    Cresci com paralisia do sono e morrendo de medo dos espiritos que pertubavam meu sono. Eu acreditava e vi, eu VI vultos me sufocando.

    Um dia conheci uma garota que me contou que sofria do mesmo, e assim sempre que os sintomas (parece que está acordado mas ainda está dormindo) chegavam eu me controlava e me acalmava. E assim se foramos espiritos.

    Mas eu ainda era espirita,euainda acreditava…e continuava com medo da vigilância onipresente.

    Quando comeceia cursar medicina, e fui esmagado pela sensação de deslumbre para com a fisiologia humana,é que consegui me desvincular do teismo. E eu só conseguia sentir uma liberdade gigantesca.

    Responder
  52. Theodoro

    Uma Teista,

    Vc já viu algumas das fotos de materialização que o C.Xavier apresentou?falsidades ridiculas…

    Vc sabia que ao contrário do que muitos falam sobre seu voto de pobreza, ele recebia e muito pelos livros (psicografados!!!) ? E que hjesse dinheiro é motivo de disputa judicial entre seufilho adotivo e antigos seguidores ?

    BOm, voltando…. eu conheço a pseudo filosofia espirita, conheço mais do que vc, então não adianta ficar repetindo para fugir dos questionamentos.

    Pense,se for capaz.

    Responder
  53. Perce Polegatto

    Tony Death: Conhecer o Perce pra mim é uma honra. O conheci na prisão.

    Sim, Tony, velho de guerra, são águas passadas, lamento tê-lo iniciado em práticas sexuais duvidosas, mas se ainda está com saudades, agora em liberdade, poderíamos recuperar o tempo perdido. Mas, sabe, o problema não é mais sexual, é que na minha igreja dizem que quem não gosta de mulher vai pro Inferno e acho que não vale a pena. Quando me emprestaram o CD “Jesus, alegria dos homens” eu nem quis ouvir, fiz uma oração, uma penitência, e passei longe. Meu negócio agora é só mulher e ir pro Céu. Axé, irmão.

    Responder
    1. Carl Vaz

      Perce Polegatto
      Quer dizer que seu congraçamento com ToNYdEaTh e coisa antiga e foram vocês que a Enterprise, deixou aqui na terra quando viajou no tempo, e voltou aqui na terra, na segunda grande guerra? Vocês já contaram para o Hecton? Que coisa seus marotos e escondendo tudo de mim! Pode deixar a minha vingança será maligna.

      Responder
  54. Perce Polegatto

    Uma Teísta: Deve ver como uma semente q vc plantou e agora está colhendo os frutos amargos

    Uma criança que nasce com alguma deficiência física, por exemplo um retardamento mental ou uma atrofia múltipla, fez algo para merecer isso? Plantou essa semente? Sei, é no que creem os reencarnacionistas. Outra vez, uma crença. Nenhum sinal disso. Seria um absurdo uma pessoa pagar por algo que supostamente fez no passado (magicamente) sem nem ter consciência disso. Pior ainda se estiver pagando por algo que os pais fizeram. Daí em diante é só crença e crença que se desenrola, sem nenhuma evidência. A vítima em questão pode se consolar com essa ideia, a de que era preciso passar por isso, alguma predestinação ou compensação. Numa situação tão sofrida assim, talvez eu também acreditasse, me faria bem. Mas, para nós, que estamos observando, não faz sentido. (De qualquer maneira, seria um absurdo, pense bem.)

    Responder
    1. Uma Teísta

      Acreditamos q todo e qq sofrimento q passamos na Terra é escolhido por nós antes da encarnação.
      Vemos como um caminho q aquele espítito escolheu para evoluir de acordo com suas necessidades.
      Nada de dizer q ele não sabía o quanto ía sofrer.
      Sabia sim e escolheu esse sofrimento para poder se alavancar, já q quando estamos na erraticidade sabemos e vemos tudo de uma maneira diferente das q vemos aqui na Terra.Pra mim, o espiritismo só trouxe coisas boas.Não falo de consolação pq tenho td o q preciso e sou mt feliz,na minha profissão, no meu casamento, com minha família, etc…Mas o busquei por uma necessidade espiritual, o material, pra mim, já não bastava mais.Não vejo o pq desta doutrina estar errada no q diz, já q me provou que é do bem fazendo diferença na minha vida, individualmente falando.Me tornou uma pessoa mais cordial, mais preocupada com o outro e menos egoísta.T pergunto o q de bom o ateísmo trouxe para vc e para as pessoas com as quais convive??Pq esta escolha?

      Responder
      1. Fernando Silva

        Uma Teísta,

        T pergunto o q de bom o ateísmo trouxe para vc e para as pessoas com as quais convive??Pq esta escolha?

        Eu fiquei feliz por não ter mais que prostituir minha inteligência me forçando a acreditar em um monte de baboseiras que minha razão rejeitava.

        Eu fiquei feliz por saber que posso pensar livremente sem que um deus espião anote tudo e depois me castigue. Antes, eu vivia cheio de culpa porque tinha pensado em coisas “sujas”…

        Hoje, eu sei que o único mal que podemos fazer é o mal que fazemos a nosso semelhante.

        Responder
        1. Theodoro

          Quando eu consegui renegar todo conceito deista incrustado em minha educação me senti livre. Me senti leve,me senti feliz.

          Ao mesmo tempo, quanto mais eu estudava mais eu me sentia absorvido pelas maravilhas do nosso mundo. Descobri a biologia e me apaixonei, me deslumbro com ela.

          E foi isso que eu levei para os meus amigos e familiares. Essa “outra” analise que eles nunca paravam para ponderar. Levei a desmistificação do esteriótipo do não-crente,e consegui tirardeus do pedestal de imunização. Hj discutimos muitomais sobre religião.

          Tbem levei a biblia para eles, muitos nem sabiam da metade das barbaridades que estão escrito alí, e tbem devo agradecer aos crentes, principalmente os evangélicos, estes me dão exemplos a cada dia de como a crença em deuses é inutil.

          Responder
  55. Perce Polegatto

    Uma Teísta: Sei q antes de Jesus vieram outros [...] Moisés, só foi melhor compreendido quando na fase de Jesus, este explicou…

    Historicamente falando (estritamente sob o ponto de vista histórico!) nem temos provas de que Jesus e Moisés existiram. Podemos confirmar Paulo, Agostinho e outros. Não se trata de uma teimosia minha, observe. Procure saber, você mesma. Talvez este livro lhe seja interessante: “O deus exilado”, de Marília Fiorillo: a história (História!) do Cristianismo, desde quando e onde se consegue apurar. Sem isso, já no século XV, o linguista espanhol Lorenzo Valla havia descoberto que os evangelhos não haviam sido escritos pelos apóstolos. Adivinhe se ele não teve que fugir pela Europa para não ser oficialmente (e santamente) assassinado. E não foram mesmo, como hoje se sabe. Em 180, Irineu de Lyon teve de escolher entre 52 evangelhos e ficou com esses 4 que conhecemos.

    Responder
  56. Perce Polegatto

    Uma Teísta

    (continuando…)

    Soa estranho para mim quando alguém diz: “Jesus veio nos mostrar que… ” “Quando Moisés recebeu os Mandamentos…” Falam como se isso houvesse acontecido mesmo. Isso é a religião, claro. Se de fato você procura a verdade, Uma Teísta, procure mesmo. Se tem medo de acabar como um de nós, esqueça. Desista de pesquisar. Fique com a crença.

    Responder
    1. Mister B

      Vejo um problema na maioria dos teístas. Eles realmente acham que estamos sendo teimosos ou que não acreditamos por sermos revoltados.

      Eles não chegam a pensar na possibilidade que se um dia um deus resolver aparecer e provar que ele existe ou que se todas as histórias de qualquer livro sagrado for comprovada, nós passaríamos a SABER, porque aí teríamos certeza que o tal do “divino”, “sagrado” existe.

      E por questionarmos a crença deles, acabam sempre por achar que estamos os agredindo ou insultando. o Theodoro pode mesmo estar sendo mais eloquente no que escreve, mas os argumentos e questionamentos dele são bem racionais e até agora não vi uma resposta que fugisse da fé ou crença.

      Mas claro, escolhe-se um espantalho e tira-se a atenção do que realmente importa.

      Responder
    1. Uma Teísta

      Estou lendo sim fique tranquilo, rs…
      Lendo todos com atenção.
      Obrigada.
      Não deixarei de estudar não, a minha fé, hj sei, é inabalável e só vim aqui pra me instruir.
      Admiro vcs pela coragem, msm q ao meu ver errônea, mas é uma coragem sim, ir contra a praticamente 1/2 mundo.
      Mais uma vez obrigada pela resposta. E até amanhã.

      Responder
  57. ToNyDeAtH

    E Perce, quero muito um livro seu autografado. Nao consegui efetuar contato pelo seu site. Eu ia comprar agora vai ser dado.

    Mostrei o erro para o Alenônimo pelo msn que achou que o erro era do site. Agora quero ganhar um livro autografado.

    Me contacte por email pelo perfil do fórum por favor. Te passo o nome do livro. E daí tu faz aquela dedicatória das épocas da prisão. Abração.

    Abraços.

    Responder
  58. Perce Polegatto

    Mister B: Prove que tudo o que Kardec disse é verdade.

    Claro que nenhum livro serve como prova. É preciso testar o que se afirma. “A origem das espécies” ou “A Teoria Geral da Relatividade” não provam nada. Mas quando se aplicam as ideias à natureza, elas funcionam perfeitamente e, aí sim, passam a ser constatadas. Isso independe da opinião ou do gosto das pessoas. Talvez seja a diferença básica entre livros religiosos e livros de Ciência. As religiões nunca apresentam provas. E quando se testam as ideias, elas não funcionam.

    Responder
  59. Perce Polegatto

    Uma Teísta: Não deixarei de estudar não, a minha fé, hj sei, é inabalável e só vim aqui pra me instruir.

    No seu caso, o conhecimento da Ciência e da História não pode fazer mal mesmo. Pelo menos você aceita ideias que pessoas menos esclarecidas abominam com a Bíblia em punho, como se estivessem lidando com demônios. (Em troca, eu agito um exemplar de Moby Dick na cara deles. Eita, vida boa!)
    Uma Teísta, por mim, você é bem-vinda. Mas essa “turma do demônio” é mais divertida, sabe…

    Admiro vcs pela coragem, msm q ao meu ver errônea, mas é uma coragem sim, ir contra a praticamente 1/2 mundo.

    Bem mais de meio mundo. Mas ainda nos falta coragem, a meu ver. Eu não me declaro naturalmente em meu ambiente de trabalho, em reuniões sociais. Sempre evito. Sempre causa algum problema, algum constrangimento, e isso deixa claro para mim que a tolerância alheia não é o que parece, pelo menos não é como prega o discurso comum.
    Considero mostrar meu nome e minha foto aqui, em relação ao que eu pensava antes, um pequeno passo nesse processo de minha (ainda tímida) coragem. (Observe que nem todos fazem isso.)
    Abraços.

    Responder
    1. Uma Teísta

      Eu imagino o quanto vcs devem se divertir com essas pessoas,rsrs…São pouco esclarecidas e tem argumentos q incomodam mais vcs do que os meus.Mas na verdade não estou argumentando para ofender, venho apenas incitar o diálogo.
      Obrigada pelas boas vindas.
      Seja feliz!
      Abraços!

      Responder
    2. Fernando Silva

      Uma Teísta

      Não deixarei de estudar não, a minha fé, hj sei, é inabalável e só vim aqui pra me instruir.

      Se sua fé é inabalável, sua opinião não vai mudar nunca, então de que adianta se instruir?

      Sua fé continuará inabalável mesmo diante de fatos que mostrem que você está errada e que sua fé é vã?

      Responder
  60. Perce Polegatto

    Uma daquelas historinhas infantis dos crentes, que muitos devem conhecer e que imbecis como o Paulo Coelho sempre recontam, ilustra mais ou menos alguma coisa da conversa aqui. Uma inundação, água subindo, homem ilhado, vem um barco, o homem se recusa a aceitar o socorro porque diz que Deus irá salvá-lo. Um helicóptero, e a mesma resposta. Água sobe, homem morre, Céu. Homem indignado com Deus: “Confiei, mas o Senhor não me salvou.” Deus (que sempre ganha todas, claro): “Mas eu enviei um barco, um helicóptero…” Os crentes ficam felizes. Paulo Coelho aceita ser confundido com um sábio. Mas…
    Quem tem um pouquinho de miolo pode fazer perguntas simples: Deus não tem controle sobre a natureza? Deus não pode evitar uma inundação e poupar não só o heroizinho crente da história como outras pessoas e prejuízos? Deus estaria testando a fé de uma só pessoa com o custo da morte de outras? Testando o que, se até nós já sabemos que essa anta tem fé até demais?

    Responder
    1. Fernando Silva

      Perce Polegatto

      Uma daquelas historinhas infantis dos crentes, que muitos devem conhecer e que imbecis como o Paulo Coelho sempre recontam, ilustra mais ou menos alguma coisa da conversa aqui.

      O problema com essas historinhas de crentes é que elas só teriam valor se tivessem mesmo acontecido.

      O que os crentes fazem é inventar uma situação artificial que leve à lição de moral que eles pretendem transmitir.

      E se eu inventar uma historinha envolvendo dragões, elfos e fadas-madrinhas? Ela talvez me ensine a lidar com dragões, só que … dragões não existem.

      Os crentes não percebem isto porque eles já acreditam naquela baboseira toda, portanto a historinha só confirma o que eles pensam.

      É a tal história: se você acredita em que duendes provocam a chuva, você verá provas da existência dos duendes a cada vez que chover.

      Responder
      1. Theodoro

        Crentes não percebem que precisam implicitamente disso para não se “desvirtuarem”.O que é cinismo.

        A primeira indagação deles é: Sem deus por que não sair matando ou roubando ?

        Responder
  61. Perce Polegatto

    (complementando)
    Terremoto, tempestade, inundação, qualquer catástrofe, milhares de vítimas. Ora, é a ntaureza. Resgataram uma pessoa com vida. Milagre, só pode ter sido Deus.
    Deus criou a catásfrofe, a tragédia e o resgate?
    Por quê? Ele é louco?
    O imbecil resgatado: “Estou vivo por graça de Deus”, sem se dar conta de seu ridículo egoísmo. E assim vão os crentes pelo mundo.
    Que tédio.

    Responder
  62. Alexssc

    Uma Teísta

    acho q nem sabe o q significa livre arbitrio

    Não é possível se falar em livre-arbítrio quando temos somente dois caminhos possíveis e um destes caminhos é uma punição por não seguir o outro.

    leia “O q é o espiritismo” e logo em seguida “O livro dos espíritos”

    Já li – e tenho versões em e-book para consultar quando quiser – O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Gênese, Nosso Lar, e mais uns 5 ou 6. E nenhum deles traz provas do espiritismo.

    Como assim, não há como demonstrar?Vc diz isso de Deus ou da existência espiritual?Não entendi.

    Ambos não são passíveis de demonstração.

    Responder
  63. Alexssc

    Uma Teísta

    Claro q é inferior eles não “raciocinam”, da mesma maneira q nós, eles não têm consciência de si.

    Você tem certeza do que fala? Aconselho a pesquisar um pouquinho mais. Há animais que tem, sim, consciência de si mesmos. Não do mesmo nível que os homens, é claro. Mas tem. E não digo quais são. :-D

    Se vc conseguir se conformar com as coisas ruins na sua vida, quando enxergar q foi vc o causador delas, já será meio caminho andado.

    Nem tudo o que acontece de ruim na vida de uma pessoa é consequência direta dos atos dessa pessoa.

    Responder
    1. Fernando Silva

      Uma Teísta,

      Se vc conseguir se conformar com as coisas ruins na sua vida, quando enxergar q foi vc o causador delas, já será meio caminho andado.

      Diga isto a uma mãe que acaba de perder os filhos. Ela vai ficar muito mais feliz…

      Responder
  64. Alexssc

    Uma Teísta

    É muito fácil justificar seus erros pondo a culpa em outrem.

    Nunca fiz isso. Sou o primeiro a reconhecer meus erros. Já os religiosos são um bom exemplo:
    O culpado por tudo o que de ruim acontece é sempre ou o “capeta” ou Adão, que comeu o raio da “maçã”,
    transferindo sua “culpa” para toda a humanidade(???). Nunca é o próprio religioso.

    Não podemos ser tão arrogantes e pensar q somos os donos da verdade e q temos idéia, sempre, do q é bom ou ruim.

    Está nos confundindo com religiosos?

    Responder
  65. Alexssc

    Uma Teísta

    Pra mim, o espiritismo só trouxe coisas boas.Não falo de consolação pq tenho td o q preciso e sou mt feliz (…) Mas o busquei por uma necessidade espiritual

    Ué, mas isso não é… hã… consolação???

    Admiro vcs pela coragem, msm q ao meu ver errônea,

    Uai, sô… esqueceu que você falou isto aqui: “Não podemos ser tão arrogantes e pensar q somos os donos da verdade”.

    Não seja tão arrogante achando que estamos errados. Siga suas próprias palavras.

    Responder

Comentem, ateus!