Contradições Bíblicas

Falsus in uno, falsus in omnibus

Ancestrais de Jesus
Lucas e Mateus listam os ancestrais de Jesus para provar que ele era da família de David, e assim tinha direito ao trono de Israel. A lista de Lucas (3:23-38) vai até Adão (!!) enquanto a de Mateus (1:1-16) só até Abraão.

As duas listas são diferentes. Já se contradizem até quanto ao avô de Jesus (Heli x Jacó). Claro que isto não tem nenhuma importância, pois José não é o pai de Jesus, já que José não “compareceu”. A genealogia de Lucas (3:35-36) também diverge do Gênesis (11:12).

O bom ladrão
Lucas (23:42-43) fala que um dos ladrões se arrependeu. Marcos (15:32) diz que os dois o insultavam.

Conversão de Paulo
Em Atos (9:7) os acompanhantes ouviram a voz mas não viram nada. Em Atos (22:9), eles viram a luz mas não ouviram nada.

Violência
Em alguns trechos, Jesus prega a paz, “dar a outra face” etc. Em Lucas 22:36-38, ele manda que vendam o que for preciso e comprem espadas. Em Mateus 10:34-35 ele diz que não veio trazer a paz mas a espada. E o que fazia Pedro, um simples pescador, com uma espada? E por que foi preciso enviar uma tropa de romanos para prender Jesus, se ele era um pacífico profeta rezando com alguns seguidores?

Judas se enforcou?
Sim, de acordo com Mateus 27:5. Segundo Atos 1:18, ele comprou um campo (ele, não os sacerdotes) mas caiu, se partiu no meio e suas entranhas se espalharam. Mas ele foi salvo, segundo Mateus 19:28, e estará sentado em um dos 12 tronos, presidindo a uma das 12 tribos de Israel, junto aos demais apóstolos.

Subida aos céus
Segundo Atos 1:3, Jesus ficou 40 dias na Terra depois de ressuscitar. Segundo Lucas 24:1-52, no mesmo dia em que ressuscitou, Jesus apareceu a 2 discípulos, depois aos apóstolos em Jerusalém e então subiu aos céus.

Quem matou Golias?
Segundo 1 Samuel 17:50 foi David. Segundo 2 Samuel 21:19 foi Adeodato (ou Elanan, em outra bíblia).

Censo
Em 1 Crônicas 21:1, o diabo manda que David faça um censo do povo de Israel. Em 2 Samuel 24:1, é Deus quem manda.

Negando Jesus
Pedro negou Jesus para duas criadas e um grupo de pessoas (Mateus 26:69-74), ou duas vezes para a mesma criada e um grupo de pessoas (Marcos 14:66-71), ou uma criada e dois homens (Lucas 22:54-60) ou para uma criada, algumas pessoas e um servo do Sumo Sacerdote (João 18:25-27).

Hora da Crucificação
A que horas Jesus foi crucificado? Segundo Marcos 15:25, às nove da manhã. Segundo João 19:14-16, depois do meio-dia.

A figueira que secou
Em Mateus 21:19, Jesus faz uma figueira secar na mesma hora. Em Marcos 11:14-21, ela só seca mais tarde.

Quem carregou a cruz?
Segundo Marcos 15:20-24, Simão Cireneu. Segundo João 19:16-18, Jesus a carregou sozinho. Aliás, segundo textos que não foram incluídos na Bíblia, foi Simão Cireneu que morreu na cruz, enquanto Jesus olhava de longe. Os islamitas também acreditam nisto (Surata 4, versículo 157 do Alcorão).

Jesus prometeu que alguns dos que o ouviam ainda estariam vivos quando ele voltasse, para dar a cada um segundo suas obras (Mateus 16:28, Marcos 08:38 e 09:01 e Lucas 09:26). Alguns crentes falam em um “retorno pessoal”, ou seja, Jesus volta para cada um que tem fé, cada um a seu tempo, mas, em Apocalipse 01:07, vemos que o retorno é para todos: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá”.

Mentira
Deus não mente, segundo Números 23:19 e Hebreus 06:18. Deus mente e faz mentir, segundo Tessalonicenses 02:11 e 1 Reis 22:23

Testemunho
Se Jesus dá testemunho de si mesmo seu testemunho é verdadeiro (João 08:14). Ou falso, segundo João 05:31. E ele invoca o Pai como testemunha válida, o que é um contra-senso, já que, antes de mais nada, ele teria que provar que era o Filho e que o Pai apareceria diante deles se convocado.

Túmulo de Jesus
O túmulo de Jesus estava aberto (segundo Lucas 24:02) quando chegaram as mulheres (segundo Mateus 28:01, Marcos 16:01 e Lucas 24:10 que, aliás, citam mulheres diferentes, ou apenas Maria Madalena (João 20:01). Estava fechado, segundo Mateus 28:01-02. E viram um jovem ou dois jovens ou um anjo ou dois anjos, que estavam dentro ou fora do túmulo, em pé ou sentados. Havia mais de um guarda (Mateus 28:04). Em João 20, Maria Madalena só viu os anjos (e soube da ressurreição) quando voltou com os discípulos. Nos outros evangelhos o(s) anjo(s) já estavam lá na primeira visita.

Maria Madalena
Maria Madalena reconheceu Jesus quando o encontrou pela primeira vez (Mateus 28:09). Não reconheceu (João 20:14)

Aparição
Jesus apareceu pela primeira vez aos discípulos numa montanha da Galiléia, que dista entre 100km e 160km de Jerusalém (Mateus 28:16-17). A dois deles, no campo, e a onze, quando comiam (Marcos 16:12-14). Aos discípulos, à noite (João 20:19)

Ascenção
Jesus estava em Betânia quando se elevou aos céus (Lucas 24:50-51). No Monte das Oliveiras (Atos 01-09-12). Mateus e João não julgaram o fato importante o bastante para ser mencionado.

Apareceu para quem?
Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena (Marcos 16:09 e João 20:14). Maria Madalena e outra Maria (Mateus 28:09).

Contou para quem?
A(s) mulher(es) conta(m) primeiro a Pedro e a outro discípulo (João 20:02). A ninguém (Marcos 16:08). Aos onze e aos outros (Lucas 24:09).

Julgamento
Jesus não veio a este mundo para julgá-lo (João 12:47). Veio (João 09:39).

Arrependimento
Deus não se arrepende (Números 23:19 e 1 Samuel 15:29). Deus se arrepende (Jonas 03:10, 1 Samuel 15:11, Êxodo 32:14, Salmos 42:10, Gênesis 06:06, 1 Samuel 15:35).

Face de Deus
Ninguém jamais viu a face de Deus (João 01:18, 06:46 e 04:12). Muitos viram (Gênesis 32:30, Êxodo 24:09-10 e 33:11, Números 14:14, Jó 42:05, Deuteronômio 05:04 e 34:10, Salmos 63:02, Isaías 06:01-05, Amós 07:07-08 e Ezequiel 20:35)

Grosseria
Jesus nunca mentiu ou foi grosseiro (1 Pedro 02:22 e Isaías 53:09). Chamou a uma mulher e sua filha cachorrinhas (Mateus 15:26). Destruiu uma figueira porque não tinha frutos (fora de época) (Mateus 21:19). Mentiu aos discípulos (João 07:08-10). Condenou quem chamasse aos outros louco (Mateus 05:22) mas ele próprio usou esta palavra (Mateus 23:17-19 e Lucas 11:40). Disse que nenhum homem jamais subiu aos céus exceto aquele que veio dos céus e que lá está, o Filho do homem (João 03:13). Mas Elias foi levado aos céus numa carruagem de fogo (2 Reis 02:11). E se Jesus estava na terra e o Filho do homem nos céus, eles não são a mesma pessoa.

Nazareno
Os profetas teriam dito que Jesus seria chamado o Nazareno (Mateus 02:23). Esta profecia não existe no Antigo Testamento. A cidade de Nazaré também só veio a existir séculos mais tarde. Os nazarenos eram uma seita e, junto com ebionitas e essênios, foram extintos pelos paulinistas, a quem hoje chamamos cristãos.

Ira Divina
A ira de Deus é eterna (Jeremias 17:04). Não é (Jeremias 03:12).

Necromancia
Em Levítico 20:27 proíbe-se o contacto com os espíritos ( “O homem ou mulher que pratica a necromancia ou adivinhação, é réu de morte. Será apedrejado, e o seu sangue cairá sobre eles”). Mas em 1 Samuel 28:05-28, o rei Saul consulta uma necromante, que lhe faz aparecer o falecido profeta Samuel.

Os 10 Mandamentos
Os mandamentos das primeiras tábuas da Lei, que Moisés quebrou (Êxodo 20), são diferentes dos das novas tábuas (Êxodo 34). E os 10 mandamentos da Igreja Católica são uma seleção das duas versões, sendo que, até a primeira metade do século XX, o sexto mandamento era “Não cometerás adultério” e não “Não pecarás contra a castidade”. Na verdade, não são 10 os mandamentos, são centenas, indo de preceitos religiosos a detalhes sobre vestimentas, rituais e culinária.

Nabucodonosor
Em Ezequiel 26 se profetiza que a cidade de Tiro será completamente destruída por Nabucodonosor, coberta pelo mar e nunca mais será reconstruída ou encontrada. Em Ezequiel 29:18, entretanto, ele admite que Nabucodonosor fracassou. Na verdade, Nabucodonosor conquistou os arredores de Tiro mas não a ilha, sua parte central. Tiro foi finalmente conquistada por Alexandre o Grande mas não desapareceu. Foi reconstruída e existe até hoje.

O mar não a cobriu, pelo contrário, hoje a ilha está ligada ao continente. Em Ezequiel 30 se profetiza que, em recompensa pelo esforço (inútil) com Tiro, o Egito seria dado a Nabucodonosor, que o destruiria. Isto também não ocorreu.

Nota: crentes tomam as passagens da Bíblia ao pé da letra quando lhes convém e no sentido figurado, no caso contrário. Um ótimo exemplo é esta “explicação”: “Tiro não foi destruída materialmente mas deixou de existir espiritualmente por ter se prostituído”. Muito convincente — para um crente que abdicou da razão.

Fuga para o Egito
Mateus 02: 13-23 diz que Jesus foi levado para o Egito para não ser morto por Herodes e, depois da morte deste, por medo de seu sucessor, foi viver em Nazaré, na Galiléia. Lucas 02:21-22 diz que foram diretamente a Jerusalém assim que terminaram os 40 dias do resguardo de Maria, sem mencionar Herodes e a fuga, e só então foram para Nazaré.

Nascimento
Segundo Mateus, Jesus nasceu quando Herodes ainda vivia. Segundo Lucas, quando Cirênio (Quirino) era governador da Síria, mas sua nomeação só ocorreu 10 anos depois da morte de Herodes.

Família
Mateus 19:19 diz “Honra teu pai e tua mãe”. Mateus 19:29 diz “Quem deixar seu pai e sua mãe terá a vida eterna”.

Santíssima Trindade
Jesus é igual ao pai (João 10:30). É inferior (João 14:28). Não conhece os segredos do pai (Marcos 13:32). Aliás, como fica o dogma da Santíssima Trindade, depois disto?

Assírios
Miquéias 05:02-15 diz que os assírios conquistariam Judá e que o Messias mais tarde a libertaria, submetendo o resto do mundo aos hebreus, mas os assírios nunca entraram em Judá e já não mais existiam na época em que Jesus supostamente viveu. De qualquer modo, Jesus não libertou os judeus, pelo contrário, eles foram derrotados e espalhados pelo mundo.

Bebida
Deram vinagre a Jesus (João 19:29-30), vinho com fel (Mateus 27:34) ou vinho com mirra (Marcos 15:23). Jesus bebeu; provou e não bebeu; recusou.

Eu vô! Num vô!
Javé disse a Balaão que não fosse com os chefes de Moab (Números 22:12). Logo em seguida, mudou de idéia (Números 22:20) e o mandou partir. Entretanto, quando Balaão partiu, ficou furioso (22:22).

Holocausto
Javé mandou sacrificar animais em holocausto (Êxodo 29:16-18). Nunca deu esta ordem (Jeremias 07:21-23).

Mito da criação
O homem foi criado depois dos animais (Gênesis 01:25-27). Foi criado antes (Gênesis 02: 18-19).

  • http://www.percepolegatto.com.br Perce Polegatto

    Carl Vaz

    Valeu pela contribuição, é bom ver em números.
    Não é coincidência que esses países têm melhores níveis de escolaridade também.

  • Froid e Mandrak lenda de justeza

    Será que alguel pode me explicar o que é isso?
    Números 33:5´´ Partiram, pois, os filhos de Israel de Ramessés, e acamparam-se em Sucote. 6 E partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, que está no fim do deserto. 7 E partiram de Etã, e voltaram a Pi-Hairote, que está defronte de Baal-Zefom, e acamparam-se diante de Migdol. 8 E partiram de Pi-Hairote, e passaram pelo meio do mar… (o mar vermelho esta a mais de 150 km desse ponto) que absurdo, este é o ponto em que a Bíblia afirma que houve a travessia no mar vermelho. E é duro ter que ouvir pastores e padres falarem dessa grande façanha de Moises, dessa milagrosa travessia em seco pelo meio do mar vermelho, onde na verdade naquele ponto onde houve a travessia é uma rota comercial muito antiga usada pelas grandes caravanas. E outro detalhe, a Bíblia fala que Abraão passou ali duas vezes, mas não fala que Abraão passou pelo meio do mar.

    • Carl Vaz

      Froid e Mandrak lenda de justeza
      Não se iluda se aparecer algum crente dizendo que aquele local, embora sendo deserto, fazia parte do mar vermelho, que era muito maior, contava ainda com grande quantidade de água remanescente do dilúvio, ou que naquele local, em pleno deserto chamava-se mar vermelho, e deus na sua infinita misericórdia pelo povo hebreu, abriu uma passagem no mar vermelho (nas areias) por onde eles passavam, quando as tropas do faraó chegaram foram engolidas pela areia, que deus transformou em movediças. Eles são pródigos nesse tipo de acerto interpretativo, sempre dão um jeitinho para justificar as aberrações bíblicas.

  • http://www.percepolegatto.com.br Perce Polegatto

    Fernando Silva

    Ou seja, acusou a todos os ateus, sem exceção, de serem criminosos.

    Quá quá quá… e esqueceu dos verdadeiros culpados. É típico. Aquele arcebispo rançoso que excomungou a menina e a mãe dela, só não incomodou o estuprador.
    Só rindo pra não chorar dessa “Idade Média na alma”.

  • http://www.percepolegatto.com.br Perce Polegatto

    Fernando Silva

    Segundo S.Paulo, o diabo fica nas alturas, no primeiro céu (a esfera de cristal que segura a Lua). Ele ainda achava que havia 7 céus (esferas de cristal concêntricas, cada uma segurando um planeta) e Deus ficava além do sétimo.

    Puxa, que mistério incrível, hein? Viu só como a Bíblia tem razão?
    E esses astrônomos ignorantes ficam mantendo essas fraudes sobre a órbita da Terra, o sistema solar…

  • http://www.percepolegatto.com.br Perce Polegatto

    Ivan Fraga

    Quanto a Bíblia … não penso que as supostas contradições ou os assuntos que ela não explica de maneira explicita… seja um problema para fé cristã.

    Não são mesmo. O cristianismo convive muito bem com as contradições. Falam em caridade e acumulam riquezas. Países cristãos, com líderes cristãos, promovem guerras (Bush serve?). E tudo o que a Bíblia diz que é verdade e que caiu por terra ao longo de 400 anos, desde a chamada Revolução Científica, deixa pra lá, basta interpretarmos e dá tudo certo, pegue aí o que o Fernando postou sobre os céus concêntricos e vamos ao congresso de Astronomia.

    Não, não sou fundamentalista.

    Fundamentalista, que eu quero dizer, não é terrorista. É acreditar nas lendas como verdades (Caim e Abel, Arca de Noé…)

    Não tome essas palavras para você, você e o Fernando demonstram maturidade.

    Não sei, não. Sou meio pândego, às vezes.

    Portanto, como amigo, sugiro o mesmo a todos vocês.

    Claro, na boa, todos sabemos que as pessoas são diferentes, ateus são diferentes entre si, religiosos também, até aí, sem problema.

    Este homem (Lênin) considerava como fundamental para a revolução socialista eliminar a religião…

    A religião era uma forte aliada do czarismo, fazia sentido. Não quero dizer que concordo com os modelos socialistas (aí já vira outro assunto, deixa quieto…).

    Vamos viver em paz!

    Tá bom, tá bom, dá o dedinho aqui…
    Abraços

    • Douglas Prado

      Tá bom, tá bom, dá o dedinho aqui…

      Ri muito agora Perce.

      Parabéns a todos do site, ando lendo mais do que comentando, sempre aprendendo.
      Abraços. :)

      • Ivan Fraga

        Perce,

        Eu só acho que não prestamos um serviço para o diálogo zombando das pessoas, chamando-as de apelidos e coisas do tipo. Isto inspira o fundamentalismo. Ateístas (e também religiosos) algumas vezes são arrogantes em suas considerações, e zombar da cosmovisão de alguém, seja ela Deista, Ateísta ou Agnóstica, como algo que apenas um idiota se juntaria provavelmente não vai ajudar o caso de ninguém. Não penso que a fé é somente para pessoas ignorantes/desinformadas como alguns querem insistir. Também não concordo com Cristãos que rotulam ateus como monstros/condenados ao inferno – simplesmente ridículo e antiético. Dado ao fato de que pessoas como Gregory Mendel, Louis Pasteur, Francis Collins, G.K Chesterton, C.S Lewis, Leonardo Boff etc., tiveram sua crença em Deus, penso que o problema não é necessariamente na esfera do conhecimento/inteligência. É verdade que Karl Marx (A religião como ópio), Freud (a religião como forma de domar as forças naturais – uma muleta), Nietzsche, Feuerbach, Russel, Sartre e outros; procuraram dar explicações para o fenômeno religioso. Contudo, a religião/crença/fé sempre existiu e não será o conhecimento empírico que explicará a totalidade da vida. Existem várias formas de conhecimento, e o empírico/racionalista não é o único meio. Embora seja importante, também tem suas desvantagens. Filósofos, como o alemão J. Habermas, têm se ocupado em fazer uma interessante crítica à racionalidade ocidental, bem como ao reducionismo que tem levado muitos pesquisadores a se esquecerem da sua multidimensionalidade. De qualquer forma, para mim foi um prazer conversar com todos vocês. É obvio que irei repensar alguns conceitos – daí a importância de um diálogo.
        No mais, Fiquem com Deus (ou sem ele..rss), se preferirem. Eu já fiz minha escolha – ficarei com ele.

        Abraços

  • Carl Vaz

    Froid e Mandrak lenda da justeza
    Deus se existisse seria de fato alienígena, não nasceu na terra. Quanto se ele se alimentava entre outras passagens veja esta, Genesis 18 Apareceu o Senhor a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado a entrada da tenda, no maior calor do dia.
    7 Abraão por sua vez, correu ao seu gado, tomou um novilho tenro e bom, e deu-o ao criado, que se apressou em prepará-lo.
    8 Tomou também coalhada e leite, e o novilho que mandara preparar, e pós tudo diante deles, e permaneceu de pé junto a eles debaixo da árvore e eles comeram.
    Deixa alguma dúvida se o deus bíblico alimentava? Imagine um ser onipotente ter necessidade de alimentos, conta outra.

    • Fernando Silva

      Carl Vaz,

      Deixa alguma dúvida se o deus bíblico alimentava? Imagine um ser onipotente ter necessidade de alimentos, conta outra.

      E por que Deus exigia sacrifícios com alimentos 2 vezes por dia?
      Resposta: porque os deuses babilônicos, de quem ele é derivado, comiam o que os humanos produziam para eles, como escravos.

  • Froid e Mandrak lenda da justeza

    Carl Vaz me explique porque um discípulo de Cristo, que não era o Judas, era conhecido do sumo sacerdote. ´´E Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. E este discípulo era conhecido do sumo sacerdote, e entrou com Jesus na sala do sumo sacerdote. Discípulo conhecido do sumo sacerdote? Então foi tudo uma armação de judeus e cristãos?João 18:15

  • Froid e Mandrak lenda da justeza

    Teatrinho de judeus e cristão!
    ´´Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. (porque não quebraram as pernas de Cristo, se isso era uma tradição dos judeus, e as profecias diziam que nenhum osso do suposto messias seria quebrado e os judeus conheciam muito bem as profecias, e por conhecerem as profecias, ai sim deveriam ter quebrado as pernas de Cristo, mas, não quebraram, ai tem tramóia). 34 Contudo um dos soldados lhe furou o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. ´´O cara não tem sangue e sim água nas veias, será que era um alienígena?João cp.19:33

    • Fernando Silva

      ´´Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas. (porque não quebraram as pernas de Cristo, se isso era uma tradição dos judeus, e as profecias diziam que nenhum osso do suposto messias seria quebrado e os judeus conheciam muito bem as profecias, e por conhecerem as profecias, ai sim deveriam ter quebrado as pernas de Cristo, mas, não quebraram, ai tem tramóia).

      David, no Antigo Testamento, se queixa de lhe quebrarem os ossos. Não era profecia, mas os evangelistas aproveitaram este e outros trechos para dar credibilidade aos evangelhos.

  • TERESA SANTOS

    Bom, vocês podem até não publicar meu comentário, mesmo assim vou dizer: Jesus não é uma mentira, Ele existe, já apareceu para muitos ateus que hoje são ex-ateus e estão muito felizes porque agora sabem que Jesus realmente existe e que Ele quer nos salvar de ir para o inferno morar com o diabo que só quer saber de nos enganar dizendo que a Bíblia é mentirosa e que Jesus nunca existiu.
    Que Deus abençôe a todos vocês, meus queridos amigos.

    • http://matematicasemmisterio.wordpress.com/ Edison Luiz

      Ótimo, tô esperando!
      [...] 2000 mil anos depois…
      Posso sentar?

      Que saco. Isso está ficando chato!

    • vanderlei

      Bom, vocês podem até não publicar meu comentário, mesmo assim vou dizer:

      Deveria , mas fica o registro ….

      Jesus não é uma mentira, Ele existe, já apareceu para muitos ateus que hoje são ex-ateus e estão muito felizes porque agora sabem que Jesus realmente existe

      A Madonna afirmou que a vida passou a fazer mais sentido depois da mudança de religião. Ou será por causa do Jesus?

      Que a Bíblia é mentirosa e que Jesus nunca existiu.

      A Bíblia não é mentirosa é apenas um livro de fábulas que por sinal plagiada de outros povos.

      Que tal preparar um pão?
      Ezequiel 04:15 E disse-me: Vê, dei-te esterco de vacas, em lugar de esterco de homem; e sobre ele prepararás o teu pão.

      Que Mitra (mitologia – pesquise no google) te acompanhe!!!!!!!

    • Samurai

      ” Ele existe, já apareceu para muitos ateus que hoje são ex-ateus e estão muito felizes ”
      Algumas suposições erradas suas só nessa passagem.

      Jesus não apareceu para ateu nenhum, nunca. Voce está sendo enganada para acreditar nessa bobagem.

      Agora são felizes?!? Ateus são pessoas como outras quaisquer! Aliás, ateus não tem que ter medo de pecados, infernos e deuses inventados e por isso podem ser bem mais felizes que pessoas iludidas com religião, como voce.

  • vanderlei

    Quebrar o gelo

    Lula Molusco e suas teorias

    “Tem muita gente que é ateu, mas só acredita em Deus quando está em perigo. Com a polícia é a mesma coisa”, disse Lula.”
    Veja o vídeo (Matéria)

  • Carl Vaz

    Mandrak, estou pesquisando para mandar respostas, obrigado.

  • http://www.percepolegatto.com.br Perce Polegatto

    Teresa Santos

    …Jesus não é uma mentira, Ele existe, já apareceu para muitos ateus que hoje são ex-ateus e estão muito felizes porque agora sabem que Jesus realmente existe

    Podemos dizer o que quisermos. Você também, claro.
    Se você estiver certa, todas as outras religiões estão erradas. Já pensou no efeito drástico disso? Já pensou de verdade no que isso significa? Que a maioria dos habitantes da Terra (hoje, sem contar em outros tempos) não têm salvação? Não lhe parece injusto? Já pensou se você nascesse em outro país? Nunca seria salva, nem saberia que existe o Evangelho. Pense comigo, minha amiga, repito: não é injusto? Não é trágico?

    … e que Ele quer nos salvar de ir para o inferno morar com o diabo que só quer saber de nos enganar dizendo que a Bíblia é mentirosa e que Jesus nunca existiu.

    Nos salvar de seu próprio pai? Nos salvar do castigo, da fúria de Deus? Minha amiga, pense, pense de novo: não é trágico? Não é absurdo que o pai dele (Jesus) nos destrua? Você teve sorte de ser brasileira? Quem lhe deu esse privilégio? Você não nasceu na Índia ou no Paquistão, que sorte, você é cristã. Os outros povos… bem, que se danem, eu tenho meu Jesus, isso é o que importa para minha salvação.
    Pense, por favor. Só lhe peço isto: pense.
    Pense.

  • http://www.percepolegatto.com.br Perce Polegatto

    Ei, essa foto da Madonna ficou boa, hein? Ela anda uma mocreia atualmente, mas já foi bem tesudinha como todos sabem. Agora, esse sujeitinho aí é vulgar demais, não?
    Indepdente da farra toda, acho ela uma puta cantora. (Bem, não invertam a posição do adjetivo.)
    E vamos voltar ao assunto.

  • Elton Goes

    Estou usando o E-mail do meu sobrinho para entrar em contato com a administração do Site, qual é a razão dos crentes virem aqui e postarem as abobrinhas que entendem e, não são cassados, agora eu que sou ateu e que presumivelmente estou postando num Site de ateus, tenho suspenso o meu direito de postagem. Gostaria de poder contar com a devida resposta, no que antecipadamente agradeço. Carl Vaz.

    • http://alenonimo.com.br/ Alenônimo

      Seu navegador aceita JavaScript? Você, se escrever algo com mais de 2.000 letras, vai ter seu comentário automaticamente colocado na moderação se o JavaScript não conseguir te avisar do limite de caracteres.

      E eu andei aprovando muitas mensagens suas. Verifica se estão no lugar certo agora.

  • Carl Vaz

    Obrigador não sabia desse limite, aceite minhas sinceras desculpas.

  • Carl Vaz

    Froid e Mandrak lenda da justeza
    Só na Carta aos hebreus foi usado o título sacerdote a Jesus, nos demais evangelhos não usam esse termo, era uma expressão pagã. No “Código da Vinci”: melhor para quem não leu de 20.05.08, há um comentário de Rode M. de Jesus, que diz: “Há evidências que Jesus Cristo e Maria. Madalena tinha uma relação normal e amorosa…”. Tudo leva a crer que sumo sacerdote era João, e, João não era homem, era Maria madalena. A minha conclusão é: num conto às vezes se esquece de um ponto.

    • Froid e Mandrak lenda de justeza

      Não me convenceu Carl Vaz, mas faço outra pergunta, até mais fácil.
      A Bíblia diz que o céu é a morada de Deus é a morada dos espíritos e nenhum homem vai para o céu em carne só em espírito, então porque os únicos quatro homens que a Bíblia fala que foram para o céu morar com Deus, não foram em espírito, e sim em carne. Dois foram em vida um não conseguiu ressuscitar então levaram seu corpo e o ultimo teve que ressuscitar para poder ir para o céu.
      1-Enoque. ´´E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. Genesis 5:24
      2-Elias.´´E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. 2Reis 2:11
      3-Moises.´´Assim morreu ali Moisés, servo do SENHOR, na terra de Moabe, conforme a palavra do SENHOR. 6 E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.Deuterômio 34:6
      4-Cristo, bom, esse nem é preciso mostrar onde esta escrito.

  • Carl Vaz

    Teresa Santos
    Jesus Cristo histórico realmente não existiu, é uma mentira próxima de completar dois mil anos, mesmo assim é uma mentira. Outra coisa, se ele existisse e se nos amasse teria criado o inferno? Você o criaria para as pessoas que ama? O diabo é apenas uma invenção da classe sacerdotal para dominar os crentes e, tornar mais fácil explorá-los (dízimos e ofertas), veja os recentes casos das igrejas, universal do reino de deus e, da renascer, só a título de exemplo. Agradeço sinceramente a benção do seu deus, por não conhecê-lo, portanto, não amá-lo, se ele existisse me condenaria a sofrimentos atrozes, entre eles, queimar perpetuamente no fogo do inferno.

  • http://historicida.blogspot.com Wanderson Santos de Almeida

    Ancestrais de Jesus:
    Caríssimo, este tema carece de aprofundarmos a discussão. Apenas um exemplo: existe a diferença dos nomes do avô de Jesus, mas o seguinte na genealogia é Matat em Lucas e Matã em Mateus. Ora, não seria uma diferença na forma de escrita? É algo que merece um estudo sério e com respeito, ou seja, sem falas do tipo “ele não compareceu”. Não vamos tirar conclusões simplistas, pois Bíblia é uma coleção de livros, embora em um só, escrito em épocas relaticamente diferentes e por pessoas diferentes.

    O bom ladrão:
    Um detalhe que pode ter passado dispercebido quando o evangelista escreveu o evangelho, mas uma gota no oceano daquilo que podemos chamar cristianismo.

    Conversão de Paulo:
    Perfeitamente possível. Em Atos 9, os verbos estão conjugados em terceira pessoa, ou seja, alguém fala de Paulo. Em Atos 22 é os verbos estão conjugados em primeira pessoa, ou seja, Paulo fala. Uma pequena diferença entre quem disse o que ouviu e quem disse o que viveu.

    Violência:
    A espada que Jesus prega é simbólica: ele quer dizer que sua mensagem seria motivo de separação, ou seja, colocaria “pais contra filhos”.

    Os romanos só foram prender Jesus porque os judeus fizeram eles acreditarem que Jesus era um homem perigoso. Isso explica os soldados. Note: não eram tantos soldados como imaginamos, tendo em vista que Pedro deu uma surra neles. A reprovação de Jesus à atitude de Pedro e a cura da orelha do soldado, provam a pacificidade de Jesus.

    continua…

    • Fernando Silva

      Wanderson Santos de Almeida

      Ancestrais de Jesus:
      Caríssimo, este tema carece de aprofundarmos a discussão. Apenas um exemplo: existe a diferença dos nomes do avô de Jesus, mas o seguinte na genealogia é Matat em Lucas e Matã em Mateus. Ora, não seria uma diferença na forma de escrita?

      Eli é parecido com Jacó? Não se agarre apenas aos casos fáceis de explicar.

      É algo que merece um estudo sério e com respeito, ou seja, sem falas do tipo “ele não compareceu”.

      OK, vou ser explícito: José não engravidou Maria, portanto não pode ser ancestral de Jesus.

      Não vamos tirar conclusões simplistas, pois Bíblia é uma coleção de livros, embora em um só, escrito em épocas relaticamente diferentes e por pessoas diferentes.

      O que aumenta a chance de cada autor ter inventado uma lenda diferente.

      O bom ladrão:
      Um detalhe que pode ter passado dispercebido quando o evangelista escreveu o evangelho, mas uma gota no oceano daquilo que podemos chamar cristianismo.

      Uma única contradição já é demais num livro que deveria ser sem erros. O que mais estaria errado sem percebermos?

      Conversão de Paulo:
      Perfeitamente possível. Em Atos 9, os verbos estão conjugados em terceira pessoa, ou seja, alguém fala de Paulo. Em Atos 22 é os verbos estão conjugados em primeira pessoa, ou seja, Paulo fala. Uma pequena diferença entre quem disse o que ouviu e quem disse o que viveu.

      Continua a contradição. Ela se refere ao que os outros ouviram (ou não).

      Violência:
      A espada que Jesus prega é simbólica: ele quer dizer que sua mensagem seria motivo de separação, ou seja, colocaria “pais contra filhos”.

      A espada com que Pedro cortou a orelha do soldado era simbólica?
      Interpretação conveniente.

      Note: não eram tantos soldados como imaginamos, tendo em vista que Pedro deu uma surra neles.

      A surra não parece ter adiantado. A Bíblia não fala de “surra” e sim de uma reação isolada. E fala de uma tropa e não de uns poucos soldados.

      A reprovação de Jesus à atitude de Pedro e a cura da orelha do soldado, provam a pacificidade de Jesus.

      Não. Provam que era conveniente que ele se entregasse naquele momento, como ele tinha planejado.

  • Nascimento

    Todo aquele que segue uma ideologia religiosa, desesperadamente tenta convencer a si proprio e a quem estiver à sua volta que a sua crença é a unica e verdadeira que existe. Quando pessoas lúcidas, contestam a credibilidade do livrinho mágico dos cristãos, eles tentam de todas as maneiras justificar o injustificavel. Colocar asas imaginárias em camelos e achar que eles podem voar é um ato de fé.O que mais me deixa revoltado com crentes doutrinados é a falta de dicernimento e pensamento crítico que inexíste em seus cérebros entorpecidos pelo ópio da religião. A religião é uma droga tão potente e perigosa quanto qualquer droga química. O religioso é, na verdade, um drogado que teve o cérebro lesionado pela droga ideologica da religião. Tente mostrar a um crente as contradições do livrinho mágico que ele segue e você verá o crente, tentar por todos os meios imaginarios dar nó em pingo d’agua, como diz o ditado popular. O crente acredita em cobras falantes mas não acredita no óbvio.

  • Edivaldo Ferreira

    Li “As 100 melhores histórias da mitologia grega”. Achei o livro fantástico. Vejo a bíblia como um conjunto de histórias da mitologia universal. Somente isso: mitologia. Deus, se acharmos que ele é luz, o encontaremos numa lâmpada; que é tudo, o encontramos em tudo; que é nada, não o acharemos em lugar algum. Pra mim, é nada. Jesus, no meu entendimento, foi um líder que morreu defendendo as suas idéias.

    • http://alenonimo.com.br/ Alenônimo

      Vejo que não leu muito sobre mitologia. Jesus não existiu de verdade, sendo um amontoado de outras crenças. Vários deuses-sóis 1.000 anos antes dele nasceram de uma virgem, conversavam com sábios, multiplicavam pães e vinhos, curavam os cegos e os leprosos, foram condenados à morte, crucificados e ressuscitaram no terceiro dia, e ascenderam aos seus respectivos paraísos.

      Jesus é, portanto, uma história já bem manjada na época de sua criação.

  • Carlos

    POr favor. Leia com atenção a palavra de Deus. Respeite a contextualização. Observe a história. Observe a preservação da bíblia.
    Não deixe seu fim, ou seus fins serem o lago de fogo. O inferno.
    Deus tênha misericórdia de vocês.

    Carlos
    Salmo 40: 4-5
    Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança
    e não pende para os arrogantes,nem para os afeiçoados à mentira. e São muitas, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco;
    ninguém há que se possa igualar contigo.
    Eu quisera anunciá-los e deles falar,mas são mais do que se pode contar.

    • Fabiano

      É exatamente por já termos feito e ainda fazermos o que diz que deixamos de acreditar.

      Se observarmos a história é que aí não vamos acreditar mesmo. Sobre contextualização, por favor. Como contextualizar as contradições acima? Acho que elas estão claras o suficiente e não entra contexto. Qual o contexto para, por exemplo, Deus se arrepender e depois não se arrepender?

      A bíblia é um livro como qualquer outro, escrito pelas pessoas de sua época. Para mim, é o único contexto que cabe. Para as pessoas que escreveram podia fazer sentido e muitas coisas se justificam, como os massacres e mortes promovidas por Javé. Mas 2000 anos depois, não tem contexto que salve esse livro.

    • Fernando Silva

      Carlos

      POr favor. Leia com atenção a palavra de Deus.

      Como você sabe que é a palavra de Deus? E a palavra dos outros deuses?

      Respeite a contextualização. Observe a história. Observe a preservação da bíblia.

      Explique-se melhor.

      Não deixe seu fim, ou seus fins serem o lago de fogo. O inferno. Deus tênha misericórdia de vocês.

      Você tem argumentos ou só ameaças?

      Salmo 40: 4-5
      Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança

      Você tem argumentos ou só sabe citar um livro de mitologia?

      Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco;

      Terremotos, furacões, doenças, secas, inundações?

    • Carl Vaz

      Carlos
      Tinha feito outro comentário, por ser extenso foi cancelado, nele eu mostrava as inúmeras atrocidades cometidas por seu deus. Sendo sucinto, gostaria que me informasse: Qual é a razão que seu deus, se for católico só salva os católicos, idem se for protestante, idem se for muçulmano e idem se for judeu? Os demais nem ouso mencionar. Arrogância? Arrogantes são vocês que se julgam donos da verdade! Arrogantes são pessoas que faz declarações como esta: “Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco;
      ninguém há que se possa igualar contigo.” E sinceramente suas ameaças ficam bem para pessoas de seu nível.

  • Letícia

    é mto interessante qndo um simples mortal passa a flar mal de Deus..e por uma grande ignorancia passa a flar mal de sua palavra.. faz assim vai ler a bíblia e pedir orientação e ñ apenas tirar essa contradições da bíblia da internet cm vc fez..
    e outra pede pra 3 pessoas te contarem a msm historia.. diz pra mim oq vai acontecer… cada um tem a sua maneira de interpretar as coisas…

    da proxima vez.. pensa antes de falar besteira

    • http://alenonimo.com.br/ Alenônimo

      da proxima vez.. pensa antes de falar besteira

      Que feliz seria o mundo se as pessoas lessem o que escrevessem.

    • Mister B

      Letícia, você deve pensar antes de falar besteira.

      Nós que não consideramos a Bíblia um livro sagrado sabemos que uma história, qualquer que seja, vai ter diversas versões, mas algumas serão mais aceitas por terem algo chamado… EVIDÊNCIA. Historiadores vão aceitar fatos históricos se uma mesma história, contada de maneira diferente, tiver convergências, além de outras provas que não documentais. Nenhum historiador decente vai aceitar a Ilíada como documento histórico, mas ela servirá como base para entender as idéias gregas.

      Sinceramente, a Bíblia é só uma mistura de diversos textos escritos por povos de diferentes épocas e deveria servir apenas para que entendessemos o que pensavam os povos hebreus e judeus de 2 a 6 mil anos atrás, não servir como referência ou orientação, como você diz.

      Nós pensamos e falamos besteira, mas certamente não algo do seu nível.

    • Giovane

      Pode ter certeza absoluta, existem pessoas aqui que entendem muito mais da bíblia do que pastores e teológos!

    • Fernando Silva

      Letícia

      é mto interessante qndo um simples mortal passa a flar mal de Deus..

      Qual deus?

      e por uma grande ignorancia passa a flar mal de sua palavra..

      Estamos falando do Alcorão, dos Vedas ou do Zend Avesta? Ou da mitologia grega?

      faz assim vai ler a bíblia e pedir orientação

      Orientação para um pastor idiota que sabe menos que eu?

      e ñ apenas tirar essa contradições da bíblia da internet cm vc fez..

      Eu li a Bíblia e usei a razão e a lógica.
      Você só usou a fé.

      e outra pede pra 3 pessoas te contarem a msm historia.. diz pra mim oq vai acontecer… cada um tem a sua maneira de interpretar as coisas…

      E qual a interpretação certa?
      Cada um é que decide?

      da proxima vez.. pensa antes de falar besteira

      Por que você não segue seu próprio conselho?

      Resumo: os crentes estão tão convencidos de que seu livro velho é o centro do mundo que nem raciocinam.

  • Theodoro

    Não adianta.

    Pode mostrar, pode esfregar no nariz da pessoa a coerência que não vai ter resultado nenhum.

    São pessoas que nasceram e foram criadas nesse contexto,some-se a isso a preguiça de aprender e em muitos casos a incapacidade intelectual hereditária.

    Esse tipo de gente vai continuar a erguer a biblia e dizer que alí está a verdade.

    Enquanto existirem os idiotas, esperto não passa mal.

    • Fernando Silva

      Theodoro

      Não adianta.

      Pode mostrar, pode esfregar no nariz da pessoa a coerência que não vai ter resultado nenhum.

      Grande parte dos crentes que posta aqui apenas fica chocada e reclama de nossa “falta de respeito”.

      Eles sequer tentam refutar o texto. Nem lêem.

      • Theodoro

        Não só aqui.

        Para eles, dizer que aquilo deve ser interpretado (ignorando as partes vergonhosas, e só citando as “lições pra boi dormir”) é a refutação. Por incrivel que pareça.

  • Theodoro

    Engraçado tbem,é vera pessoa se contradizer em poucas linhas de comentário.

    Se a biblia é de alguma forma a revelação,logo ela não deve ser interpretada,se assim for,passa de revelação para boato em 3º pessoa.

  • Carl Vaz

    Letícia
    Quando fiz o exame de admissão ao ginásio, foi no canetão;
    quando fiz a seleção para o científico, foi no canetão;
    quando fiz vestibular na hoje PUC-Go., foi no canetão.
    Olha seu livrinho de fábulas é uma das minhas fontes de pesquisa e, o li de capa a capa, no mínimo, três vezes.
    Nasci e me tornei adulto católico, por um breve tempo, protestante e, a minha última religião foi espírita, li toda a codificação do espiritismo (Kardec). Sou estudioso por índole, de resto os colegas já disseram tudo que um simples mortal deveria dizer.

  • http://www.percepolegatto.com.br Perce Polegatto

    Letícia

    da proxima vez.. pensa antes de falar besteira

    Siga seu próprio conselho e poupe-nos de nos brindar com sua ignorância. Que tédio.

  • ana

    Cada um pensa,fala e faz o que quer!Mas uma coisa certa independente de não crer..um dia prestaremos contas das nossas atitudes..esse dia vai chegar,e se vc for pego dessa maneira ae será tarde pra vc dizer q ELE não existe,pq o q vem por ae é muito pior d q não crer,que é um direito seu!Apesar que no fundo vcs querem acreditar sim senão não perderiam horas tentando se convencer das suas incredulidades que só trazem falta de paz e um vazio enorme na alma que não da pra ser preenchido por nada e ninguem daqui .Alias se DEUS não existe então nada nesse mundo é real inclusive os que passam horas tentando dizer não para o Unico que os criou com tanto amor!abç

    • Carl Vaz

      Ana
      Sem dúvida cada um é indivisível e acredito, a partir desta premissa só tem que prestar contas de suas atitudes a própria consciência e obediência as leis vigentes. Agora mesmo gostaria de postar alguns impropérios em resposta as suas vãs afirmações, a ética está falando mais alto. Este Site é dos ateus, e ateus não agem como crentes, pregando por ai, como você aqui e agora. Falta de paz e vazio e vocês que sentem, razão precípua de viverem orando a um fantasma invisível e inexistente, sem nunca obter respostas. Realidade é a nossa, somos matéria, comemos e defecamos matéria, quando temos qualquer problema procuramos solucioná-lo da melhor maneira possível , não ajoelhamos e nem oramos a um deuzim, induzidos por um pastorzinho que no fundo só deseja dízimos, ofertas e comissões. No meu caso o único que me criou e deu amor, infelizmente não existe mais.

    • Fernando Silva

      Ana,

      e se vc for pego dessa maneira ae será tarde pra vc dizer q ELE não existe,pq o q vem por ae é muito pior d q não crer,que é um direito seu!

      “Ele” ? Ele quem? Por que necessariamente tem que ser o seu deus?
      Pode muito bem ser um dos milhares de outros. E aí, como é que fica?
      Você vai para o inferno de outra religião.

    • Fernando Silva

      Ana,

      Apesar que no fundo vcs querem acreditar sim senão não perderiam horas tentando se convencer das suas incredulidades

      Errado. Estamos tentando é nos livrar de crentes chatos que se acham donos da verdade.

      que só trazem falta de paz e um vazio enorme na alma que não da pra ser preenchido por nada e ninguem daqui

      Você tem vazio na alma? Eu não. Cada um com seus problemas.
      Quem precisa de drogas para se sentir bem que as use. Eu não preciso.

    • Diego Oliveira

      Além de tudo é muito fácil jogar o que ela própria escreveu contra ela.

      “Apesar que no fundo vcs querem não acreditar sim senão não perderiam horas tentando se convencer (e nos convencer) das suas representações aleatórias.

      que só trazem falta de paz e um vazio enorme na alma que não da pra ser preenchido por nada e ninguem daqui, nem mesmo a representação suprema de uma divindade.”

      Ana, não temos medo da sua imaginação desejosa. Lá podemos sofrer o quanto sua vontade irracional de acreditar queira. Isso só dá testemunho do vazio da sua mente e da sua determinação de vida, que precisa espremer a realidade nas suas fantasias religióides, para justificar a falta de coragem de exprimir um mundo que não tem nenhuma obrigação de corresponder a nossas pressuposições fideístas.

    • http://alenonimo.com.br/ Alenônimo

      Que meda. :§

    • vanderlei

      Ana,

      Cada um pensa,fala e faz o que quer!

      Legal, gostei desta observação.

      Mas uma coisa certa independente de não crer..um dia prestaremos contas das nossas atitudes.
      Pronto!!!!! Lá vem ladainha, parei por aqui…

  • Theodoro

    É sempre a mesma coisa.

    Prepotência arrogante (infundada) para achar que entre milhares de hipoteses não evidênciadas de deuses ,exatamente a dela é a correta.

    O engraçado são as ameaças em nome de deus. “ELE existe, e depois vai ser tarde para se arrepender e dizer que ELE existe”,” Pois deus é amor e nos ama”.

    kkkk

    O pai e a mãe ao invéz de colocar na escola, coloca na quatequese, aí vira isso aí.

  • http://www.percepolegatto.com.br Perce Polegatto

    Ana: …Alias se DEUS não existe então nada nesse mundo é real…

    Que isso, ficou doida, menina? Tudo o que você afirma é produto de sua crença, de sua loucura.
    Aliás… Acho que um pouco de sexo lhe faria bem, baby. Obladi, obladá, life goes on…

  • Theodoro

    Sabe, dizer que essa menina ( Ana ) não pensa me parece equivoco.

    A pessoa tem que pensar muito, tem que realmente se esforçar para alcançar esse nivel de ridiculo.

    “Se deus nãoexiste nada é real”…

    Que seja….seja Libras então.

  • http://maclau-coisinhas.blogspot.com maria silva

    alguns estudiosos falam que muitos livros foram retirados da biblia (os apócrifos) e os que sobraram foram (mal) modificados. Acredito nisso. Creio que Jesus tenha sido um cara legal mas nada compreendido. Se em tempos de internet há tantas histórias falsas, imaginem como não devia ser naquele tempo em que raros eram os que sabiam contar seus dedos….

    abraços

    PS:- Sou cristã (não só pelo hábito! rsrsrs, mas tb por achar que Jesus deve ter sido um cara muito fera pois, caso contrário, mais 2000 anos depois já teria caído no esquecimento e dado lugar a outro mito qualquer. Além do mais, gosto de muita coisa que se diz que ele disse e uma delas é: “quem não tem pecados que atire a primeira pedra”. essa frase é fantástica!! eu acho!

    • Fernando Silva

      maria silva

      alguns estudiosos falam que muitos livros foram retirados da biblia (os apócrifos) e os que sobraram foram (mal) modificados.

      E o que sobrou pode não ser verdade.

      Acredito nisso. Creio que Jesus tenha sido um cara legal mas nada compreendido.

      É uma questão de fé, baseada em historinhas contadas por gente que talvez nunca tenha falado com Jesus.

      Jesus deve ter sido um cara muito fera pois, caso contrário, mais 2000 anos depois já teria caído no esquecimento e dado lugar a outro mito qualquer.

      Apenas 1/3 da humanidade acredita em Jesus.
      E há religiões muito mais antigas que o cristianismo.

      Além do mais, gosto de muita coisa que se diz que ele disse e uma delas é: “quem não tem pecados que atire a primeira pedra”. essa frase é fantástica!! eu acho!

      Pode ser, mas isto não prova que Jesus tenha sido algo mais que um homem como nós.

      • Mister B

        Fora que grande parte da filosofia de Jesus não é original. Os escritores dos evangelhos certamente tiveram contato com o Confucionismo, com o pensamento grego (Lucas, com certeza) e as religiões solares. Tudo que Jesus “disse” pode ser encontrado nos dizeres de Confúcio, Platão e as religiões dos lugares próximos.